O PL, partido que possui a maior bancada na Câmara dos Deputados, indicou sua intenção de apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Casa, na vaga que será deixada por Arthur Lira (PP-AL). Contudo, a decisão ainda não foi oficializada e dependerá da confirmação formal de Lira quanto ao apoio ao deputado paraibano.
A estratégia do PL é apoiar qualquer candidato que seja indicado por Lira. Hugo se destaca na disputa, não apenas por estar alinhado com o atual presidente da Câmara, mas também por ser o nome de maior consenso entre os 99 parlamentares da legenda.
Hugo Motta se fortaleceu como o principal candidato à sucessão de Arthur Lira nos últimos dias. Embora já fosse cogitado como uma opção para a Presidência da Câmara, seu nome ganhou força após Marcos Pereira (SP), vice-presidente da Casa e presidente nacional do Republicanos, desistir de sua candidatura. Assim, o paraibano se tornou a alternativa mais sólida tanto dentro do partido quanto entre seus aliados.
Em declaração à Rádio CBN Paraíba, presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, disse que Hugo é um parlamentar que tem “prestígio e credibilidade”. Ele mencionou que o líder do PL na Câmara, Altineu Cortês, deverá se encontrar com a bancada na próxima semana para decidir sobre o possível apoio à candidatura do deputado paraibano.