A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, é o primeiro município do estado a figurar no Ranking de Eficiência dos Municípios, elaborado pela Folha de São Paulo. A ferramenta REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha), desenvolvida em parceria com o Datafolha, visa identificar quais prefeituras no Brasil oferecem mais serviços básicos à população com menor investimento financeiro.
O levantamento abrange 5.276 municípios do país, o que representa 95% do total, e utiliza os dados públicos mais recentes e comparativos disponíveis para assegurar a precisão. No entanto, 292 cidades foram excluídas devido à ausência de informações consistentes.
Na 164º posição, Patos é a primeira cidade paraibana a aparecer na lista da Folha, com nota 0,631, o que, conforme indicadores da REM-F, significa “alguma eficiência”. A ferramenta utiliza uma escala de 0 a 1 para avaliar a eficiência dos municípios, com o pior desempenho alcançando 0,220 e o melhor 0,769.
De acordo com os dados, 99% dos domicílios patoenses são cobertos pela atenção básica de saúde, dispondo de 2,56 médicos por 1.000 habitantes. Na área de saneamento básico, 96% da cidade possui atendimento de água, enquanto a cobertura de esgoto é de 78% e a coleta de lixo abrange 95% dos lares.
Ainda segundo o levantamento, apenas 163 municípios brasileiros, representando 3% do total, são classificados como “eficientes”. Outros 3.591 municípios, ou 68%, mostram “alguma eficiência”. Já 1.450 municípios, o equivalente a 27,5%, têm “pouca eficiência”, enquanto 72 municípios, ou 1,3%, são considerados “ineficientes”.
Para consultar a situação de cada município e os seus principais indicadores, basta entrar no site do REM-F e digitar o nome da cidade a ser pesquisada. Também é possível fazer comparações entre municípios e consultar o ranking por estado ou por cidades com população equivalente.
Redação com Folha de S. Paulo