A juíza Virgínia Gaudêncio, da 76ª Zona Eleitoral, informou nesta terça-feira (27) que os cinco juízes eleitorais responsáveis pelas eleições em João Pessoa decidiram que não há necessidade de convocar tropas federais para garantir a segurança na Capital durante o pleito.
Em entrevista à rádio CBN, Virgínia Gaudêncio ressaltou que, até o momento, a campanha nas ruas de João Pessoa está “tranquila”, com poucos incidentes e denúncias registradas no aplicativo “Pardal”, fatos que motivaram os juízes a descartarem o apoio federal.
Contudo, pedidos de tropas federais feitos pelos juízes eleitorais de Cabedelo, Bayeux e Fagundes, e aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) foram encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos dois primeiros municípios, a solicitação do apoio foi motivada pela guerra entre facções do tráfico de drogas e o risco de interferência desses grupos nas eleições, além dos altos índices de CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais) registrados.
Os processos foram distribuídos na noite dessa segunda-feira (26) e serão analisados pelo Procurador Geral Eleitoral antes de serem apreciados pelo Tribunal. A expectativa é de que sejam aprovados pela Corte.
Redação com Jornal da Paraíba