Os assuntos discutidos na sessão ordinária desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foram a proliferação do Aedes aegypti em construções abandonadas, suposta utilização indevida de campos públicos de futebol e a ampliação e manutenção das ciclovias do município.
De acordo com o boletim epidemiológico de arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em julho de 2024, foram contabilizados na Paraíba, até então, 12.311 casos, sendo 10.932 de dengue (88,80%), 1.314 de chikungunya (10,67%) e 65 de zika (0,53%). Apenas em relação à dengue, em comparação com o mesmo período em 2023, houve um aumento de mais de 115%; de chikungunya, 41%; e de zika, uma redução de 18%. Tendo em vista um cenário que ainda requer cautela e cuidados, foi discutida a proliferação do mosquito Aedes aegypti em João Pessoa. Segundo relatado, foi solicitada à Secretaria de Saúde a realização de inspeções dentro de construções e casas abandonadas.
Uma suposta utilização indevida dos campos públicos de futebol da Capital também foi abordada durante esta sessão. A alegação é de que está ocorrendo cobrança para o uso desses locais, que sequer é revertida em limpezas ou melhorias do ambiente.
Em seguida, foi salientado o crescimento vertical de João Pessoa, que tem gerado também o aumento do fluxo de carros nas vias, trazendo problemas de mobilidade urbana. Pediu-se a melhoria dos transportes públicos e foi incentivado o uso de bicicletas, que requer, no entanto, ampliação e manutenção das ciclovias.
Resolução de licença
Na ocasião, foi aprovada a Resolução concedendo a licença do vereador Damásio Franca (PP) por 121 dias, sem remuneração, para tratar de assuntos pessoais. A convocação da suplente Helena Holanda já foi publicada no Semanário Oficial da CMJP.