A partir deste sábado, dia 20, até o dia 5 de agosto, os partidos políticos e federações têm permissão para realizar convenções partidárias, que são eventos nos quais são oficializados os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições de outubro deste ano.
Nas eleições atuais, as convenções podem ser realizadas pelos 29 partidos políticos e pelas 3 federações registradas no TSE. As datas e formatos dos eventos são determinados pelas respectivas legendas.
De acordo com o art. 87 do Código Eleitoral, apenas os candidatos filiados a um partido político podem concorrer às eleições. Como cada partido possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
Durante as convenções, será realizado um sorteio em cada circunscrição para determinar o número com o qual cada candidato irá concorrer (identificação numérica). Os partidos políticos têm garantido o direito de manter os números atribuídos à sua legenda na eleição anterior, enquanto os candidatos têm o direito de manter os números que lhes foram designados na eleição anterior para o mesmo cargo.