Uma ação realizada pela Prefeitura de Santa Luzia nessa quarta-feira (17) provocou a revolta dos moradores da cidade. Um monumento histórico de 60 anos localizado na praça Epitácio Pessoa, conhecido como Praça do Relógio, foi derrubado pela gestão municipal.
A ação da Prefeitura de Santa Luzia destruiu um relógio instalado no ano de 1964 em uma praça pública do município, que se tornou um dos locais mais conhecidos da cidade de cerca de 15 mil habitantes.
A demolição do monumento causou a indignação da população nas redes sociais, como também de políticos locais, que lamentaram a perda do símbolo histórico da cidade.
Em seu perfil nas redes sociais, o vereador e pré-candidato à Prefeitura de Santa Luzia, Netto Lima, comentou a derrubada no monumento. “Perdemos um patrimônio histórico, uma referência arquitetônica e cultural de 60 anos. Morre um pouco a história da nossa cidade”, escreveu.
O senador Efraim Filho também lamentou o episódio. “História não se destrói, história se preserva […] Dia triste para nossa terrinha Santa Luzia, uma parte da história da cidade deixa de existir, lamentável quando homens públicos não valorizam a cultura e o patrimônio de um povo”, declarou.
De acordo com a Prefeitura de Santa Luzia, um relógio digital será colocado no lugar.
Veja o momento da derrubada do monumento:
VÍDEO: Prefeitura de Santa Luzia causa revolta ao derrubar Monumento da Praça do Relógio pic.twitter.com/i6NQWIV3wt
— Dercio Alcântara (@dercioalcantara) July 18, 2024