Mais uma noite de Arraiá do Litoral dedicada à valorização da tradição e da cultura local. Nessa quarta-feira (26), o evento foi tomado novamente pela tradição dos grupos populares, o brilho das quadrilhas juninas e o encanto da dupla de cantores Juliana e Wallace.
A programação desta quinta-feira (27) também promete ser animada e colorida! Pelo pavilhão da Praça Getúlio Vargas vão passar as quadrilhas juninas Expresso do Litoral e Viana com toda sua tradição e beleza. Fecha a noite a banda Forro Best Friends com os vocalistas Giselle e Vitinho Black.
A noite do dia 26 começou com o forró pé de serra de Zé do Forró, na Vila do Cabedelo. Paralelamente, a programação do pavilhão ganhou o prestígio do público presente com as performances do Xaxado Infantil do Renascer e do grupo de Cultura Popular Catarina. Logo em seguida foi a vez das quadrilhas juninas tomarem conta e agitarem a Praça Getúlio Vargas.
A primeira junina foi a Limoeiro, que encantou o público com uma apresentação emocionante. Fundada no ano 2000, o grupo atualmente conta com 44 componentes e, neste ano, a quadrilha adotou o tema “Garimpeiras do Mar”, que presta uma homenagem ao artesanato e aquicultura local, além de exaltar os pontos turísticos da cidade. A apresentação da Limoeiro rendeu ao grupo o 3° lugar no concurso da Região Metropolitana em Santa Rita e o 10° lugar no Estadual, além de ter a Rainha do Milho (Jayanny Suelen) escolhida como a melhor da região metropolitana.
“É com uma satisfação imensa que agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto maravilhoso que apresentamos neste ano. Toda direção está de parabéns porque todos trabalharam muito para que tudo isso acontecesse. Agradecemos também a todos os colaboradores que nos ajudaram direta ou indiretamente, ao apoio da Secult e da Prefeitura que foi fundamental para o nosso crescimento que vem acontecendo a cada ano. Importante que a cultura das juninas vem se fortalecendo no nosso município”, agradeceu Eduardo Victor (Dudão), o presidente da Limoeiro.
A segunda junina a se apresentar no pavilhão foi a Luar da Ilha, que também animou o público do pavilhão com uma explosão de alegria, brilho e cor. A Luar foi fundada em 2006 e atualmente conta com 44 brincantes. Neste ano, a junina apresenta o tema “No clarão do luar, fogos de artifício estourar”, que faz alusão à descoberta da pólvora e aos fogos de artifícios. O espetáculo repleto de alegorias e adereços conquistou a 5ª colocação no Concurso da Região Metropolitana em Santa Rita.
“Só temos de agradecer todo apoio que está sendo dado neste período junino, que é onde a Luar faz diversas apresentações e viagens. Temos muita gratidão também por esta gestão municipal ter sido acessível para todas as juninas. São muitas despesas para os brincantes e nós estamos lutando para manter essa cultura viva na cidade de Cabedelo. Importante que não haja brigas entre os participantes de quadrilhas porque são movimentos feitos com o povo e para o povo”, destacou Léo Lima, marcador e um dos coordenadores da Luar da Ilha.
No fim da noite, subiram ao palco os cantores Juliana e Wallace, dupla que já tem uma legião de fãs e amigos que os seguem em todos os shows. Com carisma, talento e animação eles incluíram em seu repertório grandes sucessos das bandas de forró, atuais e antigas, além de sua música autoral “Prisão sem Fiança” que já é conhecida do público cabedelense.
“Foi um repertório cheio de alegria, músicas atualizadas e também as antigas, porque a gente sempre procura agradar o público o máximo possível. Conseguimos fazer um show completo, né? Do jeito que todo mundo gosta. E sobre o Arraiá do Litoral, a Prefeitura sempre vem dando o melhor, entregando tudo, fazendo tudo bem organizado, com apresentações culturais, artistas locais. Isso é importante demais”, comentaram Juliana e Wallace.
Os shows do Arraiá voltam à Praça Getúlio Vargas no dia 28 de junho. Pelo palco, os cantores Daniel Almeida e Ranniery Gomes prometem não deixar ninguém parado!
O Arraiá do Litoral será encerrado no dia 29 de junho – dia de São Pedro, com os shows de Renno Poeta e de Elayne Tyne.