A Prefeitura de Cabedelo acaba de concluir a primeira fase da implantação de um avançado sistema de CFTV, que possibilitará a integração dos serviços nas centrais de monitoramento das Secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e de Segurança, reforçando a segurança e a vigilância no município.
Nesta etapa inicial, o sistema conta com aproximadamente 60 câmeras, dentre Speed Domes e fixas, que estão preparadas para monitorar e registrar atos infracionais e atividades suspeitas com alta eficiência.
As câmeras fixas desempenham um papel crucial ao realizar Leitura de Placas de Veículos (LPR) e identificar diversas violações de tráfego e as Speed Domes, por sua vez, são responsáveis pelo monitoramento ostensivo, oferecendo uma visão abrangente e detalhada dos pontos estratégicos da cidade.
Além desse papel fundamental na segurança do trânsito, as novas câmeras utilizam um sistema de OCR – sigla em inglês para “registro ótico de caracteres”. O sistema permite uma leitura mais clara das placas e características de veículos, identificação de pessoas através de detecção humana, fazendo comparações faciais e de vestimentas, além de um conjunto de informações que, a partir de agora, vão ajudar as forças de segurança a identificar pessoas desaparecidas ou em situações irregulares, suspeitos de crimes e até criminosos procurados pela polícia ou em flagrante delito.
“Esse é um momento muito especial onde a cidade de Cabedelo passa a ter o sistema de videomonitoramento mais moderno do país e é a primeira cidade do Nordeste a utilizá-lo. O nosso sistema já funciona com câmeras de última geração e agora o serviço será integrado às atividades das forças de segurança. O foco inicial será na entrada e saída da cidade, pontos estratégicos e também nos pontos turísticos.. Esse sistema consegue fazer detecções e comparações faciais, buscar detalhes impressionantes dos veículos e das pessoas, informações que podem ser linkadas aos demais sistemas das forças de segurança e, dessa forma, o nosso cidadão poderá desfrutar de uma cidade mais vigiada em determinadas localidades e, consequentemente, mais tranquila”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
Equipadas com tecnologia avançada, resolução de 4 megapixels e recurso de reconhecimento facial processado em banco de dados externo próprio, as câmeras também capturam metadados de veículos, incluindo modelo, cor, marca e número de placa.
Até o mês de agosto, o sistema de CFTV de Cabedelo será ampliado e isso garantirá uma cobertura ainda mais ampla e uma segurança reforçada para todos os moradores e visitantes da cidade. O novo sistema representa um avanço significativo na capacidade de vigilância e na segurança pública, proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz às situações de emergência com dados que ficarão salvos no servidor por até 45 dias.
“É um sistema, como dito, dos mais modernos, pioneiro no Nordeste, e que traz segurança não só para o trânsito, como para toda a cidade, porque quando nós procuramos implantar sistemas é exatamente para que possamos salvar vidas e manter o patrimônio das pessoas. Isso tudo se soma ao trabalho que a atual gestão municipal tem feito com a iniciativa de fechar entradas e saídas de Cabedelo para torná-la cada vez mais segura”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Inácio Morais.
“Segurança pública se faz com investimentos em tecnologia, não basta apenas o efetivo humano. Cada vez mais as forças de segurança trabalham a partir da inteligência e isso se reflete na população, trazendo a maior sensação de segurança a partir de dispositivos como este, onde todas as câmeras terão a tecnologia de reconhecimento facial, de reconhecimento por características, de reconhecimento de veículos, pessoas com mandados de prisão e aberto, foragidos que poderão ser identificados em tempo real, alertando diretamente as centrais de vídeo monitoramento e acionando as guarnições para realizarem os procedimentos de interesse da sociedade”, finalizou o secretário de Segurança, Magalhães Lourenço.