O Ministério Público da Paraíba foi comunicado oficialmente que receberá uma premiação durante o 2° Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, a ser realizado entre as próximas quarta e sexta-feira (dias 19 a 21), na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília-DF. O MP paraibano será destaque em uma das dimensões do diagnóstico de “Destreza Digital”, feito pelo Conselho Nacional do Ministério Público para avaliar e promover a transformação digital nos órgãos ministeriais. A pesquisa considerou oito dimensões: estratégia digital da organização, serviços ao cidadão (mercado), pessoas, gestão e governança, liderança, operações, cultura e tecnologia.
A informação foi repassada em ofício ao procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, expedido pelo conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico, Moacyr Rey Filho. “A distinção é resultado do desempenho destacado da sua unidade no Levantamento de Destreza Digital, realizado pela Comissão de Planejamento Estratégico e que teve por objetivo explorar a maturidade e a mentalidade digital dos ramos e unidades do Ministério Público”, ressaltou, parabenizando a unidade paraibana “pelo compromisso e esforços na promoção da inovação e da transformação digital”.
Antônio Hortêncio confirmou a participação do MPPB no evento de premiação, que acontecerá no final da tarde desta quarta-feira, e avaliou a importância da premiação para a instituição e para todo o MP brasileiro. “Vivemos, cada vez mais, numa sociedade digital e hiperconectada. Sempre acompanhando as discussões sobre os impactos disso na saúde das pessoas, no tratamento dos dados e no aperfeiçoamento do serviço público, temos envidado esforços para o desenvolvimento de tecnologias digitais, que possam auxiliar membros e servidores na execução de suas atividades, facilitando o trabalho, melhorando a qualidade das investigações e da atuação do Ministério Público na sociedade”, avaliou.
Ainda de acordo com o procurador-geral, a dimensão específica na qual o MPPB foi destaque não foi informada, pois somente será revelada durante a cerimônia. “Mesmo sem esse conhecimento prévio sobre o que no nosso MP despertou a atenção da CPE, ficamos honrados pela distinção que nos será conferida pelo CNMP. Com certeza, os resultados desse diagnóstico servirá de respaldo a todas as unidades do MP brasileiro para um direcionamento das próximas ações e projetos na área digital”, disse Antônio Hortêncio.
O diagnóstico
De acordo com informações do CNMP, “o conceito de Destreza Digital refere-se à capacidade de uma organização em combinar a abertura ao novo e à disposição para inovar com a efetiva implementação e governança de iniciativas digitais”. Está relacionado à “mentalidade digital”, que é a disposição e atitude de abertura ao novo, adaptabilidade, pensamento crítico e colaboração, e à “maturidade digital”, que leva em conta o nível de integração e otimização das tecnologias digitais nos processos e estratégias organizacionais.
O projeto começou em 2023, com a coleta de dados junto às unidades ministeriais, e baseia-se no artigo científico “Digital Maturity: Conceptualization and Measurement Model”, do pesquisador Alexander Rossmann. O estudo propõe oito dimensões de análise para a destreza digital, que foram adaptadas à realidade dos Ministério Públicos. Essas dimensões foram analisadas em quesitos construídos para fornecer um diagnóstico detalhado sobre a situação atual dos MPs brasileiros, identificando forças e áreas de melhoria.