Um novo espaço voltado para oficinas direcionadas aos usuários dos CRAS do município e toda a população em geral, o Centro de Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Prefeitura de Conde, foi entregue na tarde da última sexta-feira (15).
O Centro conta com toda estrutura planejada, além de equipamentos novos para que os matriculados possam participar das oficinas de forma teórica e prática, já produzindo seus materiais como forma de aprendizado nas atividades realizadas nas oficinas. O Serviço oferta as oficinas de Macramê, Corte e Costura e Corte e Escova e está abrindo uma nova turma para a oficina de Bordado Criativo.
A secretária de desenvolvimento social Scheilla Barbosa reforçou que “o Centro é um novo espaço amplo e criado especialmente para proporcionar momentos de aprendizado para as pessoas matriculadas nas oficinas que o Centro oferece, garantindo assim que elas possam utilizar o que aprenderam nas oficinas, como ferramentas de trabalho e uma possibilidade de gerar uma renda extra”, acrescentou.
Camilla Mathias participou da oficina de corte e costura e não escondeu sua alegria ao mostrar uma camisa que ela costurou durante o tempo da oficina. “O meu primeiro contato com a máquina de costura foi ao participar da oficina e a cada aula, me encantava e me dedicava a aprender mais e esta camisa foi a primeira peça que eu confeccionei. Agora vou buscar outras oportunidades para me aprimorar e quem saber aproveitar pra ter uma renda a mais costurando peças para fora”, disse.
Ainda durante a entrega do Centro, também foi realizada a certificação das primeiras turmas já formadas nas oficinas de Macramê, Corte e Costura e Corte e Escova, oferecidos pelo Serviço. Novas turmas estão sendo abertas e uma nova oficina na área de Bordado Criativo também será iniciada.
Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV
O Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Conde é executado nos CRAS e propicia o fortalecimento das habilidades sociorelacionais dos usuários, com vista a vivenciarem os sentimentos de ser, pertencer e conviver, potencializando as relações individuais e coletivas.
As atividades e oficinas oferecidas pelo Serviço propiciam as expressões das potencialidades, sejam elas individuais, coletivas e/ou territoriais. São atividades diversas, como a participação em atividades e ações temáticas sobre conhecimento dos direitos e deveres, eventos culturais, esportivos e de lazer.