O Hemocentro da Paraíba e a Hemorrede Estadual, unidades da Rede de Saúde do Governo do Estado, comemoraram, nessa sexta-feira (14), o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. O evento teve como objetivo agradecer e sensibilizar a população para a necessidade de aumentar o número de doações regulares. Na ocasião, o Hemocentro Coordenador de João Pessoa recebeu cerca de 200 candidatos à doação, efetuando mais de 170 doações de sangue.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, agradeceu aos doadores voluntários de sangue que ajudam a salvar vidas, especialmente nesta época da campanha Junho Vermelho. “Neste período de festas juninas e de férias escolares o número de doações cai em todos os bancos de sangue do país, mas continuamos precisando de vocês doadores, precisamos também que vocês sejam estes multiplicadores e mais pessoas se disponham a deixar uma gotinha de esperança e solidariedade. Vamos contagiar a mais pessoas com a alegria de ser doador de sangue”, declarou a diretora.
“Agradecemos as pessoas solidárias que com um simples gesto espalham amor e esperança. Quantas vidas são salvas com uma doação de sangue? Cada doação é importante e faz a diferença”, pontuou. Segundo Shirlene Gadelha, os tipos sanguíneos negativos estão quase zerados, em especial os O – (negativo), A – e B -.
A diretora ainda destacou a importância dos colaboradores do Hemocentro da Paraíba e de toda a Hemorrede Estadual no trabalho incansável de prestar um serviço de excelência e qualidade para a população.
Durante a solenidade alusiva ao dia mundial do doador de sangue, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Bruno Leandro, também destacou a importância de uma simples gota de sangue. “No meu trabalho de médico sei o valor de uma doação de sangue. Quem disse que uma gota de sangue não importa? Crianças são salvas com gotas de sangue”, declarou durante o evento.
O secretário executivo de Saúde, Patrick Almeida, evidenciou a importância do Hemocentro para a saúde dos paraibanos. “O Hemocentro é a síntese do que é o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tem seus princípios doutrinários e organizacionais. Ele é integral, universal e equitativo, isso porque não distingue saúde pública ou privada, com toda sua hemorrede, hemocentros e agências transfusionais, ele atende todas as entidades da saúde, assim como, em termos de organização, promove a descentralização, regionalização e hierarquização. A Unidade Móvel de Coleta, um ônibus, percorre todo o Estado para coleta de sangue”, afirmou o secretário Patrick Almeida.
Também participaram do evento crianças assistidas pela Legião da Boa Vontade, no bairro de Jaguaribe, na capital paraibana, que levaram desenhos criados por elas para homenagear os doadores de sangue.
O servidor público Sérvio Túlio, de 42 anos, representou todos os doadores de sangue. “É uma alegria saber que com um simples gesto eu posso salvar quatro vidas. A doação de sangue para mim é algo prazeroso, tenho orgulho de ser doador há mais de 10 anos e participar desta festa só aumenta minha satisfação”, declarou.
Participaram do evento representantes do Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Lacen, Hospital Arlinda Marques, Maternidade Frei Damião, da Prefeitura Municipal de João Pessoa e jornalistas.
Durante todo o dia quem fez a doação de sangue recebeu uma camiseta alusiva ao Dia Mundial do Doador e um lanche especial. Além de abastecer os estoques do Hemocentro.