Em razão do falecimento do Professor Gabriel (Avante) ocorrido na segunda-feira (27), uma vaga de vereador titular foi aberta na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A cadeira está sendo disputada por Renato Martins, do Avante, e por Raíssa Lacerda, do PSB. Inclusive, o Avante já entrou com pedido para que o suplente da sigla ocupe o posto vazio.
Acontece que Renato Martins foi eleito suplente de vereador pelo Avante em 2020, com 1.459 votos. Mas, antes dele, o partido tinha Raíssa Lacerda e Márcio Alencar como suplentes com melhor colocação. Contudo, tanto Lacerda quanto Alencar deixaram a legenda, o que deixaria o cargo nas mãos de Renato.
Inclusive, nem o Professor Gabriel estava mais filiado ao Avante. No mês de abril, ele havia migrado para o PSB, onde disputaria a reeleição. O vereador falecido assumiu o mandato na CMJP em fevereiro de 2023, quando o titular eleito em 2020, Tanílson Soares (já no PSB), foi ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Com a vacância de cargo, Raíssa Lacerda já se apresentou, por meio da assessoria jurídica, como apta para assumir a posição, mesmo tendo migrado para o PSB durante a janela partidária. Por outro lado, Renato Martins oficializou seu retorno ao Avante ainda na segunda (27), data de falecimento de Gabriel, para tentar ocupar a cadeira na Casa de Napoleão Laureano.
O presidente do Avante na Paraíba, Vitor Hugo, já encaminhou documento ao presidente da CMJP, Dinho Dowsley, reivindicando o mandato de vereador para Renato Martins.