O antigo Açude Novo foi construído no ano de 1830 com o objetivo de abastecer a população de Campina Grande com água por conta da seca na época. Perdida sua função primordial, o açude passa a ser propriedade da população. Há registros, da década de 1950, que mostram competições de remo realizadas no local, um espaço dedicado à prática de esportes e também de contemplação, conformando uma relação de afeto com a água.
O Açude Novo manteve esse estado de bacia hídrica até meados de 1974, quando ocorreu sua drenagem, em preparação para o projeto do novo parque, que incluiria espaços para crianças e um museu de arte. O parque foi inaugurado em 31 de janeiro de 1976, recebendo o nome de Parque do Açude Novo.
Parque Evaldo Cruz hoje. Foto: Leydson Jackson
Apenas com a morte de Evaldo Cruz, em 1985, foi intitulado o nome do ex-prefeito para a área, tornando-se Parque Evaldo Cruz. No início do ano de 2002, o Açude Novo passou por reformas urbanísticas tendo sua reabertura apenas em junho de 2004.
Em 2007 foi iniciada a construção do primeiro Terminal de Transporte Integrado de Ônibus da cidade de Campina Grande, localizado em uma das extremidades do Parque Evaldo Cruz, possuindo os acessos também posicionados nas calçadas periféricas do parque.
Trata-se de um parque de 46.875 metros quadrados e um grande obelisco, que se encontra no centro do parque. O local é um dos cartões postais da cidade e também um espaço de lazer, diversão e cultura para seus habitantes.
Codecom.