Seguindo uma determinação do prefeito Zé Aldemir, a Secretaria Municipal de Saúde estará lançando, nos próximos dias, uma campanha para intensificação de castrações de animais na zona urbana, levando o castra-móvel a todos os bairros da cidade, num trabalho conjunto com as Secretarias de Educação e do Meio Ambiente.
Neste sentido, foi realizada uma reunião na sexta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
A secretária de Saúde, Mychelle Noleto, informou que o número de castrações na rede privada dobrou de 10 para 20 e os cuidadores foram convocados para discutirem a melhor maneira de realizar essas castrações.
“Nós temos dois veterinários que estão diariamente à disposição da comunidade, não só para as castrações, mas também para orientações e acompanhamentos”, revelou a secretária.
Já a secretária de Educação, Corrinha Delfino, afirmou que foi um momento muito importante, no qual foram discutidas ações em prol da causa animal em Cajazeiras, como a ampliação das castrações de fêmeas.
“Vamos fazer uma campanha preventiva e educativa entre as escolas municipais e uma ação importantíssima, que a castração nos bairros de nossa cidade, pois o castra-móvel irá se locomover por todos os setores”, disse Corrinha, informando que em breve será anunciado o cronograma dessas ações.
Por sua vez, Wagner Pessoa, coordenador do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, informou que em nenhum momento foram parados os serviços do castra-móvel, que atua diariamente, inclusive, sendo verificada o aumento das demandas em relação aos animais de rua.
Ele destacou que, futuramente, o projeto será estendido aos animais domésticos, inicialmente para tutores baixa-renda e depois para toda a população, indistintamente.
Segundo ele, entre as ações, está a criação de um centro de zoonoses e de que os animais possam permanecer no pós-operatório nas próprias clínicas terceirizadas que realizam as castrações.
Assessoria.