De forma pioneira, a Polícia Militar da Paraíba realizou a 1ª edição do Curso de Prevenção Criminal pelo Design do Ambiente – CPTED. A atividade ocorreu durante esta semana no Quartel do Comando-Geral da corporação, e encerrou nessa sexta-feira (19). O curso reuniu policiais, técnicos do Serviço Pastoral Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e servidores de órgãos públicos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico.
A prevenção criminal pelo design do ambiente é uma estratégia que busca articulação entre diversos órgãos e atores públicos, para observação e intervenção integral nos espaços, aumentando a sensação de segurança e prevenindo delitos. O curso foi realizado através da Coordenadoria de Integração Comunitária e Direitos Humanos (EM/1), do Estado-Maior Estratégico (EME), em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes. A atividade formou 31 profissionais entre policiais militares, servidores do Iphan, Iphaep e Copac, que são órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, além de técnicos do SPM-NE.
“A Polícia Militar da Paraíba avança neste aspecto de prevenção criminal, capacitado seu efetivo e parceiros, que buscam, assim nós, uma segurança ainda mais efetiva. Durante o curso, que é pioneiro em nossa instituição, podemos contar também com especialistas que trouxeram a experiência de outras áreas do país, como o tenente-coronel Isângelo Senna da Costa, da Polícia Militar do Distrito Federal, coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Segurança Pública do DF”, explicou a capitã Dayana, coordenadora do EM/1.