A Operação Fourrée, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (15), tem como objetivo combater os crimes de moeda falsa, estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra um suspeito no Sertão paraibano.
O investigado, conforme as apurações da PF, teria adquirido e distribuído notas falsas no comércio local, praticado golpes com cartão de crédito, Pix, além de fraudar empréstimos através da criação de empresas fantasmas.
Um mandado de busca e apreensão foi expedido pela 14ª Vara Federal de Patos e cumprido na residência do suspeito, localizada no bairro Jardim Santa Tereza, em Patos, Sertão da Paraíba.
A operação nomeada de Fourrée, palavra francesa que significa “recheado” ou “folheado”, remete às primeiras falsificações de dinheiro da história, que eram realizadas por meio da técnica de folheamento, em que o núcleo da moeda era preenchido com metal barato e apenas revestido com o metal precioso para se parecer com a sua contraparte verdadeira.