Durante um discurso na terça-feira (19), o deputado Raniery Paulino (Republicanos/PB) destacou que a Paraíba é considerada referência nacional de responsabilidade fiscal e de investimentos em obras estruturantes. Ele mencionou que, de acordo com o Tesouro Nacional, a Paraíba é o único Estado do Nordeste a receber conceito “A” por três anos consecutivos.
No discurso, deputado Raniery Paulino parabenizou o Governador João Azevedo, sua equipe econômica, especialmente os Secretários da Fazenda, Secretário Marialvo Laureano, Secretário Bruno de Sousa Frade, Secretário da Controladoria-Geral do Estado da Paraíba Gilmar Matins.
“Quero cumprimentar pelo senso de responsabilidade. A Paraíba é um dos cinco Estados do País que alcançaram a nota máxima de avaliação de Capacidade de Pagamento — CAPAG A, em 2023, com melhor situação fiscal, sendo o único que manteve a nota máxima por trê anos consecutivos. Esse resultado se deve às ações de gestão fiscal implementadas pelo Governo da Paraíba”, parabenizou o deputado Raniery Paulino ao destacar dados do Boletim do Mapa da Secretaria do Tesouro Nacional.
Uma das finalidades da classificação é avaliar se o Estado tem a capacidade de obter novos empréstimos para investir em projetos estruturais. De acordo com o texto, em 2023, conforme o boletim da STN houve redução para cinco Estados que conquistaram o conceito máximo A, indicativo da melhor situação fiscal. São eles: Paraíba, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso e Rondônia. Em 2022, eram sete Estados. A Paraíba foi o único a assegurar a nota máxima A, por 3 anos seguidos: 2021, em 2022 e em 2023.
O parlamentar destacou ainda que os dados ressaltam a importância de uma gestão equilibrada e com uma série de investimentos com recursos próprios. “Não podemos esquecer-nos da implantação do arco metropolitano da Região Metropolitana de João Pessoa, que irá interligar as rodovias BR-101 e BR-230, com investimentos de mais de 210 milhões de reais, com recursos próprios. Outra obra estruturante, com recursos próprios, é a implantação de várias pavimentações de estradas paraibanas e, ainda, da dragagem do Porto de Cabedelo”, enfatizou Raniery Paulino.