O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, o coronel Sérgio Fonseca, se mostrou favorável ao uso de câmeras de monitoramento nos uniformes de policiais militares. Ele opinou que o equipamento pode ajudar no acompanhamento das ações policiais, como também auxiliar os agentes como prova contra acusações falsas.
Sérgio Fonseca destacou, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, um caso ocorrido em São Paulo, no qual a existência da câmera teve importância crucial para defender uma policial.
“Em São Paulo, uma policial sofreu procedimento após atirar e matar um homem que tentou retirar a arma dela durante uma abordagem. A câmera foi fundamental para o arquivamento do procedimento, já que ela mostrou que a policial estava agindo corretamente e precisou atirar contra o homem após ele ir para cima dela para tirar a arma”, frisou o comandante.
O coronel garantiu que, caso seja determinado, os policiais paraibanos irão cumprir a legislação e usarão as câmeras. Contudo, Fonseca lembrou que, com ou sem o equipamento, a Polícia Militar da Paraíba cumpre seu dever e possui baixos índices de letalidade.
“O processo de adesão de câmeras para os policiais é conduzido pela Secretaria de Segurança. Para mim, tanto faz se o policial trabalhou com ou sem câmera. Eu confio no meu policial e sei que ele faz um trabalho correto. A câmera pode ajudar? Pode sim. Nós vamos cumprir o que for determinado pela legislação. O policial da Paraíba trabalha de forma extremamente profissional e temos uma letalidade muito baixa”, acrescentou o coronel Sérgio Fonseca.