O ex-ministro da saúde e pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga, estava em reunião com Jair Bolsonaro, na qual o ex-presidente disse aos ministros que era necessário agir antes das eleições para que o Brasil não virasse “uma grande guerrilha“. O vídeo da reunião da alta cúpula do governo federal acontecida em 5 de julho de 2022 foi divulgado pela jornalista Bela Megale, do jornal O Globo.
Questionado sobre sua presença no encontro, o ex-ministro alegou que não há nada de anormal no vídeo, uma vez que na gravação não foi dito nada que Bolsonaro já não tivesse afirmado publicamente.
“Não há nada nesse vídeo que o presidente Bolsonaro não tenha externado publicamente. Mesmo antes de ser eleito presidente da República ele defendeu o aprimoramento do processo eleitoral. Em outras oportunidades outros políticos, inclusive da esquerda, também defenderam aprimoramento do sistema”, declarou o ex-ministro à CBN.
Segundo a Polícia Federal, o vídeo estava no computador apreendido de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A gravação é uma das peças que embasaram a operação da PF contra militares e ex-ministros suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.
Em um dos trechos divulgados, Jair Bolsonaro está visivelmente alterado e conversa com os ministros sobre as eleições presidenciais e a respeito de como deveriam agir em relação ao possível resultado das urnas.
“Nós sabemos que, se a gente reagir depois das eleições, vai ter um caos no Brasil, vai virar uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil. Agora, alguém tem dúvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições”, disse o ex-presidente.
Depois, Bolsonaro destacou que seria necessário agir antes das eleições, argumentando que todos os presentes na mesa têm algo a perder.
“Nós não podemos, pessoal, deixar chegar as eleições e acontecer o que está pintado, está pintado. Eu parei de falar em voto imp… e eleições há umas três semanas. Vocês estão vendo agora que… eu acho que chegaram à conclusão. A gente vai ter que fazer alguma coisa antes”, comentou.
Noutro trecho, o ex-mandatário propõe uma nota conjunta de todos os presentes na mesa para dar credibilidade à tentativa de golpe.
Marcelo Queiroga não se pronuncia durante a reunião, apenas escuta as falas do então chefe do Executivo nacional.
Confira trechos da reunião publicados pela GloboNews:
Em um segundo momento, o ex-presidente Jair Bolsonaro aponta que é preciso agir antes das eleições, e diz que todos os presentes na mesa têm algo a perder.
O trecho faz parte da gravação da reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com ministros em que discutem, segundo a Polícia… pic.twitter.com/S1mTqNJ4LN
— GloboNews (@GloboNews) February 9, 2024
Em outro trecho, o ex-presidente Jair Bolsonaro fala que a liberdade está em jogo, e que é preciso reagir.
O trecho faz parte da gravação da reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com ministros em que discutem, segundo a Polícia Federal, uma dinâmica golpista.
A gravação… pic.twitter.com/ttcZ2GJ1ds
— GloboNews (@GloboNews) February 9, 2024
Em outro momento da reunião, o ex-presidente Jair Bolsonaro dispara ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.
O trecho faz parte da gravação da reunião do ex-presidente Jair Bolsonaro com ministros em que… pic.twitter.com/H8nUUPqcl5
— GloboNews (@GloboNews) February 9, 2024