Morreu, aos 94 anos, o empresário Valdecy Claudino, cofundador do Armazém Paraíba, uma das maiores redes varejistas do país. Ele faleceu neste domingo (28) em um hospital no estado de São Paulo.
Nascido em Uiraúna no dia 7 de março de 1929, Valdecy Claudino se casou com Rivone de Medeiros Claudino, com quem teve quatro filhas: Gisella, Virgínia, Angélica e Vera.
Na infância, mudou-se com os pais para Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, onde seu pai, o Seu Joca, montou um pequeno comércio, o primeiro da família. Depois, migraram para Cajazeiras, na Paraíba. Em 1947, aos 18 anos, Valdecy passou a trabalhar com o pai e os irmãos.
Em 1958, fugindo de uma grande seca, os irmãos João e Valdecy começaram na cidade de Bacabal, no Maranhão, o Armazém Paraíba. Rapidamente, o negócio cresceu e hoje é considerado uma das maiores lojas varejistas do Brasil.
Dez anos depois, foi aberta a primeira loja no Piauí, no Centro de Teresina. Com o crescente sucesso, na década de 80, a marca foi expandida pelo país, ganhando destaque nos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Bahia, Amazonas, Pará e Tocantins.
O velório de Valdecy Claudino será realizado nesta segunda-feira (29), das 8h às 15h, no Cemitério do Morumby, em São Paulo.