O Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande (CCZ) vai abrir nesta sexta-feira, 26, a partir das 8h, o agendamento para a Castração Social, que é o programa de castração de animais cujos tutores recebam o benefício do Bolsa Família. O agendamento é realizado pelo site centrodezoonoses.campinagrande.pb.gov.br.
É permitido um cadastro por CPF e a equipe do CCZ entra em contato posteriormente para convocar os cadastrados para a realização do procedimento cirúrgico. As cirurgias são feitas no centro cirúrgico do próprio CCZ, que também faz as operações dos animais abrigados no Centro e das Organizações Não Governamentais e protetores independentes.
Paralelamente, o serviço do Castramóvel, lançado há um ano, também segue operando cães e gatos nos bairros da cidade. Atualmente, o carro está no conjunto Major Veneziano. Em 2023, foram realizados 5.433 procedimentos no centro cirúrgico e 1.715 no Castramóvel, totalizando mais de 7 mil castrações.
A Prefeitura de Campina Grande também está estruturando um plano para a castração de animais de rua. O CCZ está passando por reforma para ganhar uma estrutura de mais de mil metros quadrados onde ficarão abrigados os animais errantes (de rua) durante o pós-operatório da castração, promovendo controle populacional.
Além disso, a Prefeitura lançou um edital para subsidiar cuidadores, protetores e ONGs da causa animal. No total, 235 inscrições foram registradas, sendo 4 ONGs e 231 pessoas físicas. O investimento é da ordem de R$ 240.000,00.