O ex-deputado estadual Chico Lopes foi designado como presidente do novo PTB na Paraíba, com a missão de desvincular o partido do campo bolsonarista. Em entrevista ao programa 360 Graus desta terça-feira (09), o dirigente afirmou que a legenda está migrando para a esquerda, passando a integrar a base política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governo de João Azevêdo (PSB) no Estado.
“O partido foi tomado por um grupo de pessoas que não tem nada a ver com a esquerda. O PTB passou uma temporada sob o comando de Roberto Jefferson mas, recentemente, um grupo de jovens, de políticos ligados ao campo à esquerda conseguiu, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, resgatar a sigla do PTB. E nós aqui na Paraíba fomos indicados, um grupo de cinco pessoas na comissão provisória, com o objetivo de ajudar a reconstruir o PTB”, declarou o ex-parlamentar.
Lopes explica que o novo PTB está se desvencilhando totalmente do campo da direita para focar em seus antigos ideais “do trabalho, das lutas”, com entendimento da necessidade de defender a democracia. Ainda segundo o líder, a sigla fará parte da base do governo Lula, como também de João na Paraíba.
“O PTB vai ficar na base do governo do presidente Lula e aqui na Paraíba vai ser mais um partido a compor a base de apoio, de sustentação, desse grande governador chamado João Azevêdo. O governador da Paraíba vai ter o apoio incondicional do PTB no seu governo”, acrescentou Chico Lopes.
A nova Comissão Provisória do PTB foi escolhida pela direção nacional da legenda e nomeada na última sexta-feira (05). Além de Chico Lopes na presidência, Christiane Valéria Rodrigues de Lucena foi designada como vice-presidente; Ednaldo Alves Costa como Secretário-Geral; Josélio Costa da Silva como Secretário de Organização Partidária e Francisco Francinaldo de Sousa como Secretário Especial.