A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) avaliou o ano legislativo 2023, celebrando a produtividade que marcou o início do seu sexto mandato ao conseguir sancionar dezesseis novas leis e apresentar mais de duzentas matérias em onze meses de atuação na Casa de Epitácio.
“Começamos o ano ouvindo as pessoas, através do projeto ‘Entre Elas’ e essa atitude foi fundamental para que tivéssemos assertividade e empatia com tudo aquilo que propomos. Desde os projetos de lei, às sessões especiais, tudo foi feito em diálogo com o povo, que direcionou as pautas que deveríamos abraçar”, avaliou a deputada.
Francisca Motta lembrou leis que tiveram grande repercussão na mídia estadual e regional pelo seu impacto e valor social, a exemplo da que garante prioridade em programas sociais do Estado para mães solo; da lei que estabelece um formulário de denúncias contra violência doméstica no ato da matrícula dos alunos da Rede Estadual; e da norma que institui a conscientização, por parte das escolas, sobre o uso responsável de tecnologias digitais e redes sociais.
“Foi um ano marcado por trabalho e pela defesa dos municípios paraibanos. Abraçamos a luta dos prefeitos contra a queda de repasses do FPM e garantimos muitos benefícios, a exemplo de novos ônibus escolares, ambulâncias, reformas de escolas, travessias urbanas, manutenção de barragens e açudes para as cidades”, lembrou a parlamentar.
Segundo a deputada, foi na área da saúde que o seu mandato mais se destacou. “Há um ano me comprometi em lutar por uma nova realidade para atendimentos cardíacos no Sertão. E hoje, a Hemodinâmica do Hospital Regional da Patos já está fazendo um grande número de cirurgias no coração, salvando centenas de vidas, que antes precisavam ser transferidas para João Pessoa”, comemorou Francisca.
A parlamentar celebrou, ainda, avanços na luta pelo tratamento em radioterapia no Sertão. “O nosso mandato tem trabalhando muito para que o acelerador linear, um equipamento internacional, seja adquirido pelo Estado e instalado no Hospital do Bem, permitindo que o tratamento contra o câncer seja realizado de forma completa no Sertão. Em 2023, demos um grande passo, pois, foi publicado no Diário Oficial o contrato de compra. Será o primeiro equipamento totalmente SUS da Paraíba e já está sendo fabricado por uma empresa internacional”, destacou.
Francisca Motta confirmou que já em janeiro de 2024 o trabalho pela conquista de uma estrada alternativa à Serra de Teixeira; a implantação de uma Patrulha Maria da Penha; um Centro de Atendimento ao Autista; e uma Delegacia da Infância e Juventude para o Sertão, continuam. “Queremos, também, o início da construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão, um sonho que precisar tornar-se realidade a partir de 2024”, enfatizou.
Emendas impositivas
A parlamentar sertaneja destinou mais de R$ 3 milhões em benefícios para os municípios do interior, através de emendas impositivas no Orçamento Estadual.
A saúde foi a área mais contemplada, com a garantia de recursos para aquisição de ambulâncias; construção e ampliação de sedes, para o SAMU; além do fortalecimento de políticas de cuidado e proteção junto à causa animal; aporte para políticas de combate à violência doméstica e feminicídio; e para valorização regional e cultural do Sertão.