O dia 6 de dezembro é marcado pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido pela Campanha Laço Branco. Em Patos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher (SEPM), em parceria com a OAB/Patos e o Poder Judiciário, realizou uma mobilização na manhã desta quarta-feira (6), às 10h, no auditório do Fórum Miguel Sátyro.
O momento contou com a presença do Promotor de Justiça Leidimar Bezerra que explanou o tema ‘Homens pelo fim da violência contra a mulher’. O promotor enfatizou que “a violência contra a mulher é uma realidade que assola a sociedade e não é um problema só de mulher, é um problema dos homens também. E essa campanha traz esse enfoque, engajar os homens para participar dessa luta que é de todos. Então a palestra traz um conceito muito simples de autorresponsabilidade, que a sociedade precisa encampar essa luta e combater qualquer tipo de violência, notadamente a violência contra a mulher”.
De acordo com a secretária da SEPM, Brígida Emmanuelli, a Campanha Laço Branco não se resumirá apenas ao momento desta quarta-feira, mas se estenderá a todas as empresas. “Através dessas empresas, nós vamos sentar com os homens e ter um diálogo diferenciado para que se priorizem o respeito e o atendimento com qualidade às mulheres”, pontuou Brígida.
Para o presidente da OAB/Patos, Fred Igor, a campanha é um momento histórico e ressaltou a importância de todos abraçarem a luta de combate a violência contra a mulher. “Temos que abraçar essa causa e a Ordem dos Advogados do Brasil, através da sua diretoria, através da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher, está unido no projeto da Secretaria Executiva da Mulher, da Prefeitura Municipal de Patos, e do Tribunal de Justiça, através da direção do Fórum Miguel Sátyro, onde vamos encampar e vamos lutar para pôr um fim a esse mal que nossa sociedade está cometida, que é a violência contra as mulheres”, ressaltou.
Parceira também nessa mobilização, a diretora do Fórum Miguel Sátyro, Dra. Joscileide Lira, enalteceu a iniciativa e lembrou que a campanha se dá devido a lei de nº 11.489 de 2007, instituindo o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
Após a palestra teve uma mesa redonda com o psicólogo, Pe. Alexandre Soares e a juíza Isabella Joseanne.