A área de Educação do município de João Pessoa terá investimentos da ordem de R$ 980 milhões em 2024. A previsão de investimentos para o ano que vem foi apresentada pela secretária da Pasta, América Castro, durante audiência pública realizada nesta terça-feira (5), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA).
“A Secretaria de Educação e Cultura tem como compromisso oferecer uma educação de qualidade a todos os alunos da rede pública municipal, proporcionando um ambiente seguro e adequado às práticas educativas, como também a valorização de todos os profissionais da educação, através de investimentos na qualificação desses profissionais e da oferta de melhores condições de trabalho”, afirmou a secretária.
América Castro informou que os investimentos previstos para 2024 são de R$ 980.360.000,00, oriundos do Fundeb, parcerias com o Governo Federal e recursos próprios. “Serão construídas quatro novas escolas em Mangabeira, Mangabeira VIII, Geisel e Gramame, com a ampliação de 1.720 vagas, tudo levando em consideração a necessidade da demanda nesses bairros”, anunciou.
A Prefeitura de João Pessoa também vai construir mais 14 creches no próximo ano, com ampliação de 4.178 vagas ao todo. “A orientação do nosso gestor é que a gente zere a fila da busca por vagas na educação infantil”, revelou a secretária de educação.
Além da construção de novas unidades, a secretária também assegurou a reforma e ampliação de 65 unidades educacionais, sendo 24 escolas, 40 Centros Municipais de Educação Infantil e um Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras. Outras 17 unidades serão municipalizadas para atender a necessidade de bairros. América Castro ainda expôs as ações que serão mantidas e ampliadas na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
O presidente da Casa, Dinho Dowsley (Avante), parabenizou a gestora pela condução da Secretaria de Educação. “O tratamento que a secretaria tem com as creches e escolas não deixa a desejar para as escolas particulares. É importante destacar também o carinho especial para quem é especial. Parabéns pelo trabalho que você vem desenvolvendo , secretária América. Parabéns pelo olhar especial com as crianças da nossa cidade”, elogiou o presidente.
Questionamentos
Respondendo a um questionamento do vereador Thiago Lucena (PRTB) sobre a situação do Teatro Ednaldo do Egypto, a secretária América explicou que foi feito um novo laudo atualizando o valor do aluguel, que já foi renovado. Quanto à aquisição/desapropriação do equipamento, a gestora explicou que um novo laudo está sendo elaborado para ser apresentado aos donos do teatro.
América ainda respondeu à pergunta do vereador Marcos Henriques (PT) sobre a oferta de vagas de ensino no bairro Valentina. A secretária esclareceu que a gestão está trabalhando na ampliação das unidades de ensino já existentes no local. “Vai dar uma folga para atender a todos que tenham necessidade de vagas”, garantiu.