O Projeto de Lei 251/23, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba o Dia Estadual das Diretas Já, foi aprovado nesta terça-feira (05) pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). De autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), a matéria determina que a data seja comemorada no dia 26 de janeiro.
Segundo Cartaxo, o projeto tem por objetivo comemorar a retomada da democracia com o fim do regime militar no Brasil e a volta das eleições diretas para presidente da República.
“Agradeço aos companheiros da Assembleia pela aprovação do nosso projeto, que tem por objetivo relembrar este marco para a democracia do nosso país. Vivemos no nosso país anos de muita dureza e repressão por conta da ditadura militar. Queremos com a criação desta lei não deixar esquecer a luta para reconquistarmos a democracia no nosso país”, destacou o deputado.
A escolha do dia 26 de janeiro aconteceu pois nesta data, no ano de 1984, houve um comício em João Pessoa com a presença de mais de 10 mil pessoas que reivindicavam o direito de escolher o presidente da República. Na oportunidade, falaram Lula, Ulysses Guimarães, Doutel de Andrade, Miguel Arraes, Francisco Julião, entre outros.