O ex-secretário da Assembleia Legislativa da Paraíba, Guilherme Benício de Castro Neto, foi homenageado pela Casa de Epitácio Pessoa, nesta terça-feira (5), passando a denominar a Secretaria Legislativa da ALPB. c Guilherme foi vítima de um acidente de Jet-Ski, na Praia do Jacaré em Cabedelo, e ocupou o cargo de secretário Legislativo até o seu falecimento, no dia 2 de setembro deste ano.
Antes da solenidade que homenageou Guilherme, foi celebrada uma Missa “in memoriam” dos servidores da Assembleia Legislativa, no Auditório “João Eudes da Nóbrega”, pelo Capelão da Polícia Militar da Paraíba, Pe. Cícero Salvador.
A mãe de Guilherme, a senhora Joseane Castro, disse que a dor da perda do filho é muito grande e que a homenagem da Assembleia é motivo de orgulho para a família, pois é uma forma de reconhecimento do trabalho de excelência que exerceu. “Ele chegou aonde chegou graças a Deus e a muito esforço próprio. Foram muitas noites de estudo. Passou no concurso para a Assembleia com 18 anos, assumiu aos 19 e com 23 anos alçou um dos cargos mais altos, com competência e muito esforço”, afirmou.
O deputado Branco Mendes participou da homenagem e disse que Guilherme marcou uma história de luta, de trabalho, de honestidade, de transparência e foi brilhante no que fez. “Infelizmente, ele morreu precocemente. Aqui fica a nossa lembrança e justa homenagem ao colocar o nome dele na Secretaria Legislativa, para que possamos recordar uma pessoa que fez o bem a todos nós na Casa de Epitácio Pessoa”, ressaltou o parlamentar.
Outro a homenagear Guilherme de Castro foi o diretor do Departamento de Documentação e Registro da Secretaria Legislativa, Albano Borba, que foi colega de trabalho e conviveu com ele nas atividades da Assembleia. Ele afirmou que Guilherme, mais do que seu chefe, foi um amigo. Então, para a gente é um momento muito especial. “Estamos com sentimento de felicidade por prestar esta homenagem. “A ausência dele dói, mas vamos continuar honrando o legado por ele deixado”.
O deputado João Gonçalves disse que Guilherme foi um jovem que se projetou, mas o destino interrompeu a sua jornada de sucesso, repetidamente e de forma abrupta. Ele parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, que, através da Mesa Diretora apresentou o Projeto de Resolução 89/2023, aprovado em Plenário, para dar a Secretaria Legislativa o nome de “Guilherme Benício de Castro Neto”. Durante a solenidade, foi descerrada uma placa Hall de acesso à Secretaria Legislativa.
Ao justificar a homenagem, o presidente Adriano Galdino ressaltou que essa foi a forma da Casa de Epitácio Pessoa eternizar a memória e o legado de Guilherme na ALPB. “Lembrando-nos constantemente da sua contribuição significativa para a advocacia, a política e a sociedade como um todo. Guilherme deixou um vazio irreparável, mas sua influência positiva continuará a inspirar e unir aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado”, destacou