O prefeito de Toledo, Beto Pagnussatt (Patriota), município situado no Paraná, decidiu cancelar o show do cantor Chico César no local. Apesar de alegar motivos técnicos para suspender a apresentação do artista paraibano na Virada Cultural de Toledo, a razão do cancelamento pode ter sido política.
A Prefeitura de Toledo informou em nota oficial que a 12ª Virada Cultural, agendada para iniciar na próxima sexta-feira (08) e seguir até o domingo (10), sofreu alterações em sua programação devido ao cancelamento das apresentações de Tulipa Ruiz, Nação Zumbi e Chico César.
A administração municipal justificou que a retirada dos shows da agenda aconteceu em razão da “impossibilidade de atender as exigências técnicas quanto a estrutura de som e luz de palco, devido ao não cumprimento do contrato por parte da empresa licitada”. “A empresa licitada pelo Município entrou em fase de dissolução e não cumpriu com as suas obrigações contratuais de atender as especificações técnicas exigidas em shows nacionais, incluindo equipamentos de som e luz que são necessários para a apresentação dos artistas. Assim, diante do problema técnico e da impossibilidade administrativa de buscar outros fornecedores, tomou-se a decisão de cancelar os shows, que se encontravam em fase final de contratação”, acrescenta o texto.
Contudo, Chico César utilizou sua conta no Instagram para denunciar o que ele classificou como censura. O paraibano acusou a extrema-direita de pressionar a prefeitura para cancelar os shows, citando especificamente o vereador Marcelo Marques, do mesmo partido do prefeito, o Patriota.
“Defensora da liberdade (risos), a extrema-direita brasileira aprontou mais uma. Pressionada por ultraconservadores, a prefeitura de Toledo (PR) resolveu cancelar os shows de Chico César, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi que seriam realizados na Virada Cultural da cidade, nos dias 8 a 10 de dezembro”, escreveu o cantor.
A suposta censura às apresentações foi respaldada pelo comportamento do vereador Marcelo Marques, que foi à tribuna da Câmara Municipal no dia 28 de novembro para criticar a Secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani. Ele leu trechos de letras de músicas de Chico César e Tulipa Ruiz, as quais considerou ofensivas.
O cancelamento do show de Chico César em Toledo acontece após o artista ter sido homenageado, no último dia 22 de novembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, com a Ordem do Rio Branco. A honraria recebida pelo cantor é apontada como um dos motivos que teriam influenciado o prefeito a vetar a apresentação do artista na cidade.
Moradores de Toledo também acreditam que a suspensão dos shows de Chico César, Tulipa Ruiz e Nação Zumbi foi motivada por razões políticas. Nas redes sociais, internautas acreditam que houve pressão por parte da ala conservadora do município para cancelar as apresentações. “Não atendeu exigências contratuais? Oi? Ou melhor, não atendeu as exigências conservadoras do condado?”, questionou um cidadão no post da Prefeitura. Abaixo, outro internauta pergunta: “como que pros sertanejos tem estrutura?”.
O grupo Nação Zumbi também se manifestou sobre o cancelamento da apresentação em Toledo, compartilhando mensagens que apontam a suposta censura contra eles praticada pelo município paranaense.