O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Guarabira divulgou a produtividade alcançada durante a realização da XVIII Semana Nacional da Conciliação (SNC). De acordo com os dados apresentados pela coordenação, a unidade judiciária obteve o montante de R$ 47.790,10 em valores resultantes de acordos firmados por meios conciliatórios. Além de atender 188 pessoas nas 45 audiências realizadas durante o evento.
O Cejusc integra o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba e intensifica a política dos métodos autocompositivos e da conciliação, como forma de resolver os conflitos judiciais.
Para o mediador judicial, Jesiel Rocha, o Cejusc de Guarabira mais uma vez contribuiu para a SNC, demonstrando a efetividade das audiências conciliatórias na solução de conflitos. “Já são oito anos de participação no evento, e continuaremos firmes na busca por contribuir para a produtividade do Poder Judiciário. Sem perder a qualidade da escuta ativa, o Cejusc de Guarabira continuará sua trajetória de forma objetiva e eficiente”, pontuou.
SNC 2023 – É uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio de todos os tribunais do País. A campanha realizada anualmente, desde 2006, atua em prol da conciliação. Neste ano, o tema foi ‘Conciliação: a um passo da solução’.
Maria Luiza Bittencourt / TJPB.