Com a Black Friday se aproximando, a Prefeitura de Santa Rita através do Procon-SR está intensificando seus esforços para orientar os consumidores sobre como fazer compras online de forma segura e consciente. A Black Friday, que acontece anualmente na última sexta-feira de novembro, é conhecida por oferecer descontos atraentes em uma variedade de produtos. No entanto, também é um período em que algumas práticas desonestas podem ocorrer, como o aumento de preços antes da Black Friday para que os descontos pareçam maiores.
A equipe está monitorando de perto as práticas de precificação, e alerta aos consumidores sobre a importância de conhecer os seus direitos. Os consumidores têm direitos específicos ao comprar produtos online, e é importante que eles estejam cientes desses direitos. Isso inclui regulamentações que protegem os consumidores de práticas injustas, como atrasos na entrega e produtos com defeito.
Além disso, o Procon está atento às práticas de precificação durante a Black Friday. “Estamos investigando práticas de preços antes, durante e após a Black Friday. Isso inclui a elevação de preços antes de descontos aparentes e como isso afeta os consumidores. Queremos garantir que os consumidores estejam realmente obtendo descontos genuínos e não sejam enganados por estratégias enganosas de preços”, ressaltou o superintendente do Procon Helton Renê.
O Procon de Santa Rita também oferece orientação aos consumidores sobre como pesquisar e comparar preços antes de fazer suas compras online. Eles incentivam os consumidores a fazer uma lista de desejos e a pesquisar os preços antecipadamente para que possam identificar as verdadeiras ofertas da Black Friday. É fundamental que os consumidores estejam bem informados e saibam como denunciar qualquer prática injusta que possam encontrar durante essa temporada de compras.