A mídia nacional destacou, em matérias publicadas ao longo desta semana, que o paraibano e economista Carlos Antônio Vieira Fernandes é o nome favorito para assumir o cargo de presidente da Caixa Econômica Federal. Ele teria sido indicado para a função pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL).
Carlos Antônio é natural do município de Lagoa de Dentro, na Paraíba, e funcionário de carreira da Caixa. Com vida política movimentada, exercia, desde 2012, cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios. No primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades. Na época, o ministro da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Lira.
No ano de 2015, no segundo mandato de Dilma, ele foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, quando o titular da pasta era Gilberto Occhi. Carlos Vieira também chegou a assumir as respectivas pastas como ministro interino. Em 2016, a ex-presidente o exonerou do cargo quando o PP começou a participar da articulação de seu impeachment.
O paraibano também participou da gestão do ex-presidente Michel Temer, quando presidiu o Conselho da Fundação Federal de Economia (FUNCEF), por aproximadamente três anos.
A avaliação feita por integrantes do PP é que Lira optou por alguém com experiência na área, já que a Caixa praticamente equivale a um ministério.
Redação com O Brasilianista