O governador João Azevêdo assinou, na última sexta-feira (29), em João Pessoa, convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Sebrae), que visa a execução de ações estratégicas para a simplificação e fortalecimento do ambiente de negócios no estado.
A iniciativa tem o objetivo de criar um programa de simplificação e desburocratização, implementar a Redesim nos 223 municípios do estado, do Balcão Único Estadual, o ranking das Gestões Municipais e contribuir para o desenvolvimento do projeto de implantação de museu empresarial da Jucep.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a implantação de mais um serviço que visa ao fortalecimento do desenvolvimento econômico do estado. “A Paraíba tem se destacado pela eficiência da gestão fiscal, que garante segurança aos empresários e atraído novos investimentos e temos buscado sempre assegurar as condições para facilitar a abertura de novos negócios que geram emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população”, frisou.
A presidente da Jucep, Gregória Benário, afirmou que o convênio reafirma o compromisso do governo para garantir a desburocratização e a celeridade de todo o processo de abertura de empresas. “Esse é um avanço muito importante e vem trazendo o viés tecnológico inserido em um único sistema, buscando não apenas ter o CNPJ, que já sai em 24 horas, mas todo o trâmite, desde o alvará, licenciamento até a fase de atuação das empresas. Nós já temos a Jucep Digital, mas para além dela, teremos um espaço para que o empresário tenha em um acesso a toda a abertura de empresa”, explicou.
O superintendente do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, destacou que a parceria com a Jucep irá encurtar o tempo entre o registro e a operação das empresas. “Esse convênio vai nos permitir impulsionar todo o processo de simplificação de registro e licenciamento das empresas, tirando a burocracia do meio do caminho e fazer com que o empresário tenha um ambiente seguro e ágil. Essa é uma união de forças para contribuir com o desenvolvimento sustentável da Paraíba, que tem sido referência no país nessa inovação”, comentou.
Também participaram da assinatura do convênio Guilherme Coutinho (vice-presidente da Jucep), João Ricardo (procurador da Jucep), Rafaela Oliveira (coordenadora da Redesim da Jucep), Luciano de Holanda de Souza (gerente de Políticas Públicas do Sebrae) e Luana Passos (assessora jurídica do Sebrae).