A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba apreendeu, na noite dessa segunda-feira (11), em Santa Rita, uma carga de cigarros contrabandeados de origem estrangeira, avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão. Um homem foi detido pelo crime de contrabando.
A equipe do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF realizava fiscalização na BR 101, km 62, por volta das 20h40, na região metropolitana da capital paraibana, quando foi observado um caminhão parado com os faróis acessos em uma rua escura às margens da rodovia, próximo a um posto de combustível, despertando a atenção dos policiais. O veículo foi abordado para a realização de fiscalização para identificar o motivo dele estar parado em um lugar ermo.
Durante a abordagem, o condutor, um homem de 33 anos, relatou que transportava cigarros, fato comprovado pelos policiais após inspeção. A carga era composta por mercadoria de origem paraguaia, sem comprovação fiscal, o que representa um perigo para a saúde pública, tendo em vista que o consumidor que compra o cigarro de origem desconhecida coloca sua vida ainda mais em risco, já que se desconhece quais matérias-primas são utilizadas e suas quantidades. Ao todo, foram apreendidos 263.500 maços de cigarros, causando um prejuízo estimado de R$922.250,00 ao crime organizado.
Diante dos fatos flagrados, o condutor, que já havia sido detido anteriormente por contrabando, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal, onde ficará à disposição para realização dos procedimentos cabíveis pelo crime de contrabando.