Foi publicada na edição dessa quinta-feira (07) do Diário Oficial do Estado (DOE) uma lei que reconhece o município de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, como a ‘Terra do Caranguejo’. A matéria é de autoria do deputado estadual Felipe Leitão (PSD).
O município tem 27.705 km² de extensão, com parte de seu território inserido em áreas de manguezais, conquistando reconhecimento ao longo dos anos com a pesca do caranguejo. Cortada pelos rios Sanhauá, Paraíba e do Marés, no fim da década de 1990, Bayeux chegou a ter quase 25% de toda a pesca de caranguejo do estado, registrando 114,7 toneladas em apenas um ano (1996).
Uma das mais antigas povoações do litoral da Paraíba, o local foi conhecido de 1634 até a década de 1940 como ‘Barreiros’, em razão de um antigo engenho da região. Em 1944, uma sugestão de Assis Chateaubriand fez com que o então distrito de Santa Rita, passasse a se chamar Bayeux, em homenagem a primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada das mãos dos nazistas durante da segunda guerra mundial. Bayeux tornou-se cidade apenas no ano de 1959.