Um dos principais eventos astronômicos de 2023, o eclipse anular do Sol que acontece no dia 14 de outubro será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. Será uma grande oportunidade de observá-lo, pois na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.
No sábado, 14 de outubro de 2023, o eclipse solar anular cruzará as Américas do Norte, Central e do Sul. Será visível em partes dos Estados Unidos, México e muitos países da América do Sul e Central. Incluindo o Brasil.
Também conhecido como “anel de fogo”, o fenômeno raro acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.
Neste caso, a borda do Sol fica parcialmente visível para qualquer pessoa na superfície terrestre dentro do caminho percorrido pelo astro, ganhando a aparência de um anel de luz no céu diurno. Vem daí o outro nome dado ao fenômeno, que não chega a transformar o dia em noite.
Veja abaixo onde será visível e o percentual do sol que estará encoberto:
Por volta das 16h48 (horário de Brasília), o fenômeno inicia a sua jornada final, que se encerrará ao pôr do Sol, em mar aberto.
Como observar com segurança?
Observar um eclipse solar é uma experiência incrível e única, mas é importante fazê-lo com segurança. Nunca olhe diretamente para o sol, mesmo durante um eclipse. A luz solar pode danificar seus olhos permanentemente.
A maneira mais segura e econômica de observar um eclipse solar é usando uma máscara de soldador, um óculos de papel+polímero escuro.
Fonte: Forest GIS.