Um dos projetos em execução na Fundação Casa de José é denominado “O modernismo na Paraíba: a revista Era Nova e a novela Reflexões de uma cabra”. O objetivo é digitalizar a revista e remontar sua coleção completa, para disponibilizar a consulta nos arquivos do estado, conforme informou o coordenador do projeto, professor Luiz Mário Burity.
A revista Era Nova, segundo ele, circulou regularmente entre os anos de 1921 e 1926. Era um periódico ilustrado, de inspiração modernista, que prometia apresentar ao público paraibano as novidades na literatura, nos hábitos sociais, nas modas e nas artes gráficas. Há ainda, em suas páginas, referências ao automóvel, avião, cinema, arquitetura, bem como referências a antigos hábitos da sociedade paraibana. Na capa e no interior da revista, há fotografias de jovens senhoritas, apontando, talvez, para os primórdios do colunismo social paraibano.
Outro aspecto que merece destaque é a coluna de abertura do periódico, assinada por José Américo de Almeida, bem como a novela Reflexões de uma cabra (1922), publicada como resultado dos experimentos esboçados nesse espaço de discussões literárias. Ano passado, em 2022, houve as comemorações da Semana de Arte Moderna e da publicação de Reflexões de uma cabra, o que tem mobilizado inúmeras reflexões no entorno do tema dos modernismos.
Sob a coordenação do professor Luiz Mário Dantas Burity, a equipe é composta por Alômia Abrantes (professora da UEPB) e os bolsistas de iniciação científica: Luiz Arthur Vilarim Jácome e Ayanne Andrade Duarte. Na realidade, este sub-projeto integra um projeto de pesquisa macro “Preservação da memória e difusão educativa e cultural do acervo da Fundação Casa de José Américo”, que ao todo agrega cinco projetos. Tudo isso, produto da parceria da FCJA com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).
Gov. PB.