Durante participação no Jornal Municipal desta quinta-feira (24), o Secretário de Agricultura Ranieri Ferreira, fez o anuncio de mais uma etapa do programa Mais Pecuária Brasil. De acordo com ele, os caprinocultores poderão realizar o cadastro em breve para a melhoria genética do rebanho.
“Agora lançaremos nos próximos dias um melhoramento genético através da inseminação artificial para o rebanho caprino do município. Acabamos de receber a minuta do termo de cooperação técnica enviado pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil – CONAFER, da mesma entidade que já trabalha conosco com a inseminação para bovinos, e agora vamos encarar esse novo desafio e essa ação muito importante para qualificar o setor primário para trazer mais renda para gerar mais benefícios e manter o povo do campo com qualidade de vida”, disse Ranieri.
Ainda de acordo com ele, em Picuí existe um rebanho aproximado de 4.500 caprinos espalhados por todo território e que a melhoria genética do rebanho é essencial para geração de renda na zona rural. No município já foram realizadas etapas que contribuíram para o melhoramento genético dos bovinos tendo uma boa adesão por parte dos produtores.
Sobre a importância da melhoria genética do rebanho caprino
Ela oferece diversas vantagens que podem beneficiar tanto os produtores quanto a indústria agropecuária como um todo. Algumas das principais vantagens incluem o aumento da produtividade, a qualidade dos produtos, adaptação ao ambiente, eficiência alimentar, redução de doenças hereditárias, ciclo de reprodução mais curto, sustentabilidade pois os animais geneticamente melhorados geralmente necessitam de menos recursos, como água e alimentos, para produzir a mesma quantidade de produtos. Isso contribui para uma produção mais sustentável, dentre outros benefícios.