• Sobre
  • Contato
30/10/2026
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Justiça

Justiça determina transferência do prefeito de São Mamede para presídio de Patos

19 de agosto de 2023
em Destaque, Justiça, Paraíba
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Prefeito paraibano é preso pelo Gaeco por corrupção e desvio de recursos públicos

O desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, do Tribunal de Justiça da Paraíba, determinou, nessa sexta-feira (18), a transferência do prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, para o Presídio Regional de Patos. O gestor foi preso na última terça-feira (15) durante a Operação Festa no Terreiro 2, deflagrada pela Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba.

Além do prefeito, os demais presos na operação, Josivan Gomes Marques e Maxwell Brian Soares de Lacerda, devem ser encaminhados ao presídio masculino Romero Nóbrega, em Patos. Eles estavam  sob custódia no 4º Batalhão de Bombeiros de Patos, por decisão do juízo da 1ª Vara Mista da Comarca de Patos.

Conforme decisão do desembargador, os investigados devem ser detidos em celas comuns, contudo, o prefeito Umberto Jeferson será mantido em um local separado dos demais envolvidos. Segundo Márcio Murilo, a segregação no mesmo ambiente poderia acarretar perigo à integridade física e psicológica do prefeito.

“A desigualação ancorada pela Lei atende ao imperativo constitucional de proteção à integridade física, moral e psicológica das pessoas institucionalizadas, com vistas a evitar que determinados presos, por essa razão, sofram animosidade ou represálias de ordem física e/ou psíquica por parte dos detentos comuns”, explicou o desembargador.

A Operação Festa no Terreiro 2, deflagrada pela Polícia Federal e o Gaeco, cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco no município de Patos/PB e um no município de São Mamede/PB, além de quatro mandados de prisão preventiva na última terça. A ação tem como objetivo combater um esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Foram presos o prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, e secretários da gestão municipal. Na operação, ainda foi determinado o afastamento de dois servidores de seus cargos públicos e o sequestro de bens no valor de R$ 5.187.359,94. Todas as medidas judiciais foram determinadas por Márcio Murilo da Cunha Ramos, desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Com grande público, prefeitura de Bayeux realiza plenária do Orçamento Participativo

Próxima Matéria

Maioria do STF vota para tornar Zambelli ré por porte ilegal de armas

Matérias Relacionadas

Mais de 93 mil alunos da Paraíba comparecem ao segundo dia de provas do Enem
Destaque2

Paraíba tem mais de 38 mil concluintes da rede pública inscritos no Enem 2026

30 de outubro de 2026
99 contesta matéria do blog e explica aumento de tarifas na plataforma
Destaque2

ALPB aprova isenção de IPVA para motoristas de aplicativo na Paraíba a partir de 2027

28 de outubro de 2026
Justiça Eleitoral traz intérprete de Libras na urna para assegurar acessibilidade
Destaque2

MPT registra 10 novas denúncias de assédio eleitoral no trabalho após 2º turno na Paraíba

28 de outubro de 2026
Próxima Matéria
Hacker diz à PF que Zambelli pediu invasão a telefone de Moraes

Maioria do STF vota para tornar Zambelli ré por porte ilegal de armas

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio