A Prefeitura de João Pessoa abriu, nesta sexta-feira (11), chamada pública de credenciamento de pareceristas e julgadores para a criação de um banco de profissionais que vão julgar os editais da sua Fundação Cultural (Funjope). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas ao longo de 12 meses na plataforma ‘1Doc’, no endereço eletrônico https://joaopessoa.1doc.com.br. O primeiro edital será o da Lei Paulo Gustavo. A estimativa é de 71 convocados para diversos processos seletivos da Fundação, e o recurso anual para a chamada pública é de R$ 420 mil.
“Esse é um trabalho de planejamento que estamos fazendo como forma de fortalecer e garantir uma legitimidade maior para o processo de seleção dos nossos editais”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. Esses profissionais qualificados terão como competência estabelecer análises rigorosas e de qualidade para os projetos submetidos, por exemplo, à Lei Paulo Gustavo.
“É uma estratégia da Funjope a partir, inclusive, de diversas consultas feitas com os fóruns de cultura, com o Conselho Municipal de Cultura no sentido de termos um balizamento e uma avaliação qualitativa eficiente para todos os projetos submetidos aos nossos editais”, acrescentou o diretor.
Os credenciados, ou seja, profissionais que serão responsáveis por avaliar os projetos, irão atuar conforme a demanda como membros de comissões julgadoras, comissões de análise de mérito, emissão de parecer técnico sobre projetos culturais no âmbito dos editais de chamada pública, concurso público e eventos similares promovidos pela Funjope.
Os candidatos permanecem credenciados por 12 meses, prazo que pode ser prorrogado por igual período, mas, para isso, devem preencher alguns requisitos, entre eles, comprovar qualificação e atuação profissional na área da cultura há, pelo menos, três anos.
Deverão ainda comprovar experiência em análise de projetos culturais; em planejamento, administração e execução de projetos culturais; em elaboração e avaliação de orçamento de projetos culturais; habilidade para trabalhar com sistemas online. Não poderão participar candidatos que tenham feito inscrição em editais da Funjope lançados a partir de 2022.
Vagas por edital – A estimativa de credenciados que serão convocados por ano varia conforme o edital. Os editais FMC Carnaval Tradição, Paixão de Cristo FMC, Quadrilhas Juninas, Fundo Municipal de Cultura Multiáreas terão 5 convocados cada um; o edital de ocupação dos equipamentos da Funjope terá 15 convocados; já para editais com recursos da Lei Paulo Gustavo, serão 30; para o Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais (W.R. Lab) e para o edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual, serão 3 convocados em cada.
Informações – Para saber os documentos necessários e demais detalhes, basta acessar o edital que pode ser acessado, junto com os formulários, no Portal da Transparência, no endereço https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=8460.
A Funjope disponibiliza o e-mail credpareceristasfunjope@gmail.com para informações e esclarecimentos. O interessado também poderá comparecer à sede da Funjope, localizada na Praça Coronel Antônio Pessoa, 09, Tambiá.
Foto: Daniel Silva.