Um dos principais corredores da Capital da Paraíba, a Avenida Epitácio Pessoa, que liga o Centro à praia, está passando por um processo de recuperação ambiental. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa estão promovendo o plantio de aproximadamente 300 mudas de árvores nativas na extensão da avenida. Nesta terça-feira (27) estão sendo plantadas mudas de ipês. O plantio faz parte do projeto “Árvores da Cidade” e do programa “Viva o Verde!”.
A Avenida Epitácio Pessoa tem aproximadamente cinco quilômetros de extensão e nessa primeira etapa está recebendo 60 mudas de ipês. Os técnicos da Semam estão plantando mudas adultas, com aproximadamente três metros de altura. Em cinco anos as árvores devem estar florindo. O plantio é feito com hidrogel e adubo químico, para que as novas árvores possam absorver os nutrientes.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o plantio na Epitácio Pessoa é uma das ações de recuperação e preservação do patrimônio ambiental da cidade. “A população de João Pessoa tem uma forte identificação com nossas áreas verdes, com nossas árvores. A recuperação na Avenida Epitácio Pessoa é mais uma das inúmeras ações da política ambiental de João Pessoa, contribuindo para manter a identidade da cidade, como uma capital verde”, concluiu.
O ipê é uma árvore nativa do Brasil e está presente em praticamente todas as regiões do País. É uma árvore conhecida pelas cores de suas flores e pode atingir até 25 metros de altura. No período da floração, os ipês perdem as folhas, que dão lugar às flores, sempre exuberantes, proporcionando um momento único na paisagem das cidades.
As árvores plantadas na Epitácio Pessoa foram identificadas com um QR Code que direciona para o link do projeto “Árvores da Cidade”, onde é possível encontrar informações sobre as espécies plantadas na cidade.
Fotografia: Assessoria.