Circula nas redes sociais um site supostamente ligado ao banco Caixa Econômica Federal que informa ao usuário valores a receber por meio do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Segundo a publicação, os valores são liberados na hora e ficam disponíveis para saque até o fim do mês. É falso.
O PIS acabou de liberar esses valores, obrigada por avisar, minha esposa também ja conseguiu retirar o dela, fica disponível ate o dia 30 deste mês. Legenda de publicação que circula pelas redes sociais
Trata-se de um golpe. Em nota, enviada por e-mail, a Caixa informa que o site não é um portal oficial da instituição e, portanto, pode estar sendo usado por criminosos para roubar dinheiro das vítimas. Ao clicar no link, o usuário precisa digitar o número do CPF e, em seguida, é informado um suposto valor disponível. No entanto, só é possível receber a quantia após o pagamento de uma “taxa para saque” de R$ 47,80.
Chamado de “Programa PIS 2023”, o site falso solicita a inserção do CPF do usuário. Independente do número digitado, é informado uma quantia a receber “pelos últimos 36 meses”. Em seguida, é necessário o pagamento de uma taxa única de R$ 47,80 para realizar o saque do valor total a receber. A taxa seria supostamente utilizada para manter os servidores ativos.
Em uma aba seguinte, é exibido um pequeno formulário para prosseguir com o pagamento da taxa. São solicitados dados pessoais e bancários.
Vale ressaltar que o link não segue o padrão dos sites do governo federal (www.gov.br), tampouco segue os padrões nacionais (com.br). Ao receber esse tipo de conteúdo, é importante evitar clicar ou compartilhar o link. Antes disso, confira se a informação aparece nos canais oficiais do governo.
O PIS e o PASEP fazem parte da unificação dos Programa de Fundo de Garantias para o trabalhador brasileiro, mas possuem pequenas diferenças. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, e pago por meio da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, destinado aos servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil.
Lupa – UOL