Uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está possibilitando o uso dos Chromebooks para fins de aplicação das avaliações disciplinares aos estudantes da Rede Municipal. Com os Laboratórios Móveis, entregues a todas as escolas municipais, os estudantes têm a possibilidade de realizar as atividades nos dispositivos. Inicialmente, estão sendo contempladas com a ação as escolas bilíngues nas zonas urbana e rural, que foram beneficiadas com a metodologia de ensino na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima.
A iniciativa é fruto de uma série de investimentos realizados pela gestão municipal no que se refere às tecnologias na educação. Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, a ação marca um momento histórico na educação municipal.
“Os equipamentos foram todos entregues este ano, mas o diferencial tem sido exatamente o suporte tecnológico e pedagógico que a equipe da Seduc tem dado às escolas, levando qualificação, ideias inovadoras e estratégias para que os Laboratórios Móveis sejam utilizados de modo a trazer resultados na aprendizagem dos nossos estudantes”, frisou.
A aplicação de avaliações por meio do Chomebook começou na Escola Municipal Manoel Francisco da Mota, no bairro de Bodocongó. Já com relação ao grupo de escolas rurais, a proposta foi implementada na tarde desta quinta-feira, 15 de junho, na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Sítio Estreito.
Na ocasião, turmas do 1º, 3º e 4º anos responderam a avaliação de inglês através da ferramenta Google Forms. Ketily Jamily, 9 anos, estudante do 3ª ano foi uma das estudantes que participaram da atividade inicial. A menina ficou entusiasmada com a novidade e revelou o avanço tecnológico com a avaliação feita através do equipamento.
“A gente sempre faz a prova no papel e hoje foi uma aula bem diferente porque responder as questões pelo Chromebook foi até menos tenso. É muito bom saber que a gente tem agora esse equipamento na nossa escola e que vamos poder usar durante as aulas e nas provas”, disse a estudante.
A ação foi articulada pela Coordenação do Núcleo Bilíngue e Gerência de Estatística e Informática da Seduc, que deve percorrer todas as escolas bilíngues.
De acordo com o coordenador do Núcleo Bilíngue, Daniel Gouveia, essa ação envolve uma interação de modo interdisciplinar com o objetivo de que os professores das demais disciplinas também adotem as avaliações digitais ao longo do ano letivo.
“A ideia é que todas as disciplinas comecem a trabalhar usando esses dispositivos. É uma ação muito importante. Veja que no caso das escolas bilíngues, as crianças estão aprendendo a língua inglesa por meio de tecnologia, algo fundamental para aprendizagem das crianças que já nascem nessa vertente tecnológica”, destacou
Já o gerente de Estatística e Informática ressaltou a importância de essa ação ser o modelo para a implantação definitiva dessa estratégia nas escolas municipais.
“O que nós estamos realizando nas escolas tem o objetivo de que sirva de estratégia para a aplicação das avaliações na Rede. Então, a gente começa com as turmas bilíngues, trazendo qualificação aos professores e aos demais funcionários que vão operacionalizar as ações ao longo do ano”, revelou.
Chromebooks
Os Chomebooks são equipamentos semelhantes a notebooks, potencializados com o sistema Chrome OS e a possibilidade de serem utilizados como tablets. Os equipamentos foram entregues a todas as escolas da Rede Municipal como parte do pacote de ações voltadas aos investimentos em tecnologia educacional. Os dispositivos são integrados a um Laboratório Móvel, que pode ser levado para a sala de aula de forma prática. Após a finalização da entrega, a equipe da Seduc já realizou formações junto aos professores e gestores sobre o uso do laboratório, quando foram repassadas orientações e estratégias de como utilizar as ferramentas disponíveis no dispositivo.