A sigla ESG – Ambiente, Social e Governança, em inglês – tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. A crise climática, a preocupação pelas gerações futuras e a necessidade de operar de forma mais eficiente são alguns dos motivos que a colocam como uma das prioridades de muitas empresas, que vêm adotando estratégias e ações para minimizar os impactos ambientais e potencializar a preservação e o consumo consciente dos recursos.
Celebrado anualmente no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar a discussão e soluções para as diversas questões ambientais que afetam nosso planeta, a exemplo do excesso de plástico e do risco global de escassez de água, principalmente na América do Sul, destacado no relatório da ONU publicado em março/23.
A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, à qual pertencem as redes Bretas, GBarbosa, GIGA Atacado, Mercantil Atacado, Perini, Prezunic e Spid, criou um comitê de ESG em 2022, estabelecendo como pilares de atuação Governança Corporativa, Planeta, Produto e Pessoas. Por meio de ações simples no dia a dia, é possível contribuir para reduzir o desperdício e promover a conscientização sobre o tema. Dentre elas, alguns resultados alcançados no 1º trimestre de 2023:
- Sistema de reuso de água da chuva: Cinco tanques de 15 mil litros cada abastecem a loja Giga Atacado Tremembé, em São Paulo, mesmo nos períodos de baixo índice pluviométrico. A água é utilizada para irrigar plantas, lavar área externa da loja e abastecer banheiros. Com esse sistema, estima-se que haja uma redução do consumo em torno de 20% a 25%.
- Ações de Eficiência Hídrica: A loja Prezunic Botafogo, no Rio de Janeiro, conta com um sistema inteligente para monitorar em tempo real e corrigir o consumo de água, além de acompanhamento de uma consultoria especializada para buscar possíveis vazamentos na unidade, realizar regulagem de torneiras e outros componentes e promover ações de conscientização junto ao time, entre outras. Já nos primeiros quatro meses, a loja obteve uma economia média de 36,7% no consumo de água;
- Venda de sacola retornável: Uma alternativa ecológica para as sacolas plásticas, as sacolas retornáveis são comercializadas em todas as lojas do grupo no Brasil. De janeiro a março de 2023, foram comercializadas mais de 140 mil sacolas. O GBarbosa, rede nordestina, representou quase 40% destas vendas;
- Reciclagem de lâmpadas: Quase 1 tonelada de lâmpadas foi arrecadada e enviada para reciclagem pelos parceiros logísticos, que realizam o descarte correto do material, evitando contaminação do solo e águas;
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- Reciclagem de vidro: Em 2023, as redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Prezunic e Bretas firmaram parceria com a Heineken e o grupo Seiva para instalar máquinas de reciclagem em 21 lojas nos estados da Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Somente no 1º trimestre de 2023, cerca de 1,4 tonelada de vidro foi coletada nas lojas da rede;
- 56,2% das lâmpadas são de LED;
- 97,5% dos balcões são modelo plug-in, que economizam energia, e 61,1% dos balcões refrigerados têm portas, evitando a perda de temperatura e garantindo a conservação dos alimentos;
- Mercado Livre de Energia: Consumo de 47,355 MWh nos três primeiros meses de 2023, representando mais de 75% do consumo de energia da companhia proveniente de fontes renováveis;
- Doação de alimentos ao programa Mesa Brasil: Mais de 59 toneladas de alimentos em bom estado de conservação foram destinados ao programa Mesa Brasi, do Sesc, por meio das lojas Bretas, GBarbosa e Prezunic. A rede Bretas foi líder, representando mais de 61% das doações de alimentos da Cencosud Brasil.
Conheça outras ações realizadas
· Coleta de óleo de usado: Todas as unidades do Prezunic disponibilizam postos de coleta nos quais os clientes podem descartar recipientes contendo óleo de cozinha usado. O material é encaminhado para indústrias que o reutilizam na fabricação de diversos produtos. Da mesma forma, o óleo utilizado internamente pelas lojas também é devidamente coletado por uma empresa especializada e enviado para ser reaproveitamento.
· Rastreabilidade de alimentos: O Prezunic atua em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) na realização do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama), que analisa, mensalmente, níveis de agrotóxicos em produtos do setor de hortifruti comercializados em 100% das unidades da rede de supermercados carioca. O rastreamento acontece desde a origem dos produtos nas plantações até a chegada ao Centros de Distribuição e aos estoques das lojas. Ao todo, pode ser verificada a presença de até 420 ingredientes ativos, inclusive produtos de uso não autorizado no Brasil. Entre os grandes fornecedores, 100% já são monitorados pelo Rama. No caso de pequenos produtores, é realizado um trabalho de apoio e conscientização para que, no menor tempo possível, todos também tenham seus produtos rastreados e monitorados. Ao ser identificada qualquer inconformidade, o produtor é identificado e orientado a corrigi-la num prazo de até 30 dias. Em caso de necessidade, especialistas são colocados à disposição para auxiliar na identificação e resolução dos problemas. De acordo com a Política de Correção da Cencosud, caso um produtor apresente inconformidades por três períodos consecutivos, o mesmo deixa de fornecer em definitivo para a rede.
· Marca própria com responsabilidade: O Prezunic oferece aos seus clientes uma série de produtos de Marca Própria. O comprometimento com a sustentabilidade faz com que a empresa tenha todo o cuidado com a origem e o modo de produção do que é oferecido. Os sacos de lixo Prezunic, por exemplo, têm Selo de Economia Circular e são feitos com plástico reciclado; o Suco de Uva é proveniente de Agricultura Familiar, e o famoso Creme de Avelã possui três certificados de sustentabilidade.
· Redução no consumo de eletricidade: Várias ações têm reduzido o consumo de energia elétrica no Prezunic. A rede instalou telhas translúcidas nos depósitos de diversas lojas, reduzindo a necessidade de utilização de luz artificial. Além disso, todas as unidades reformadas ou recém-inauguradas receberam iluminação em LED, o que reduz o consumo e os custos. Também com o objetivo de diminuir os gastos de energia, foram instaladas unidades condensadoras, que resultam em mais eficiência e economia na operação das câmaras de refrigeração de alimentos.