O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) defendeu, em entrevista à imprensa paraibana nesta terça-feira (06), a mudança do hino da Paraíba. Segundo o parlamentar, a composição atual não representa o Estado e ele tentará articular um concurso para que seja escolhido um novo hino.
O hino da Paraíba foi escrito por Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo e musicado por Abdon Felinto Milanês, sendo apresentado pela 1ª vez no dia 30 de junho de 1905 e oficializado somente no ano de 1979. A letra da canção foi criticada por Hervásio em todos os aspectos, principalmente, por não trazer elementos da história e cultura paraibana.
Hervázio afirma que o hino paraibano tem várias contradições, não tem sintonia e nem nexo. “Hinos fazem referência ao seu povo e, esse Hino da Paraíba, não tem nada, nada da Paraíba”, avaliou o parlamentar em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (6).
O deputado destacou que a mudança do hino é um debate antigo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), colocado em pauta por iniciativa do deputado Generino Maciel.
“Esse tema foi discutido pela nossa Assembleia em 1930, pelo deputado Generino Maciel, quando falou sobre a pobreza do hino da Paraíba”, lembrou Hervázio Bezerra, que também levou à tribuna da ALPB a defesa por um novo hino para o Estado, dando a ideia de que seja feito um concurso para a escolha de uma nova composição.