O vereador Marcílio do HBE (Patriota) solidarizou-se com o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do clube espanhol Real Madrid. O atleta foi vítima de racismo durante partida de futebol ocorrida no último domingo (21) em Valência, na Espanha. O parlamentar foi o primeiro orador na sessão desta terça-feira (23), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
“Solidarizo-me com o jovem de São Gonçalo, Vinícius Junior, e sou contra qualquer tipo de discriminação. Somos todos seres humanos iguais nascidos de um só Deus”, afirmou o parlamentar, salientando a origem humilde do jogador e ressaltando que o talento do atleta é algo que ninguém pode roubar.
Marcílio do HBE destacou que o ocorrido foi “um gesto criminoso de discriminação racial contra um homem de bem”, afirmou. “É algo que machuca todos nós. Sabemos o quanto esse jovem é um vencedor”, completou.
Apartes
O vereador Carlão (PL) afirmou que não se pode mais permitir que coisas desse tipo aconteçam na sociedade. Thiago Lucena (PRTB) destacou que o caso deve servir como lição para todo o mundo. “O Brasil pode estar atrás em muita coisa e ainda temos muito o que melhorar, mas estamos muito à frente da Espanha e de países da Europa nesse quesito”, afirmou Thiago Lucena.
Odon Bezerra rechaçou a atitude dos árbitros da partida. “As atitudes dos árbitros têm que ser rechaçadas à altura da ação dos torcedores espanhóis”, avaliou. O vereador ainda sugeriu elaborar uma nota de repúdio pelo ocorrido da Mesa Diretora da Casa direcionado à La Liga e à Fifa. “A Constituição Federal não permite esse tipo de crime e atitude tão nefasta”, justificou.
O presidente da CMJP, vereador Dinho (Avante), acatou a sugestão. “É uma atitude que a Casa de Napoleão Laureano repudia, vamos fazer essa nota. É uma atitude que não é mais admissível em pleno 2023”, enfatizou Dinho.