Nota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Campina Grande:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Regional de Campina Grande, esclarece à população que tem enfrentado problemas no tocante à retenção de macas de transporte de pacientes, em alguns hospitais, notadamente o Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.
O Samu Regional é responsável pela operação em mais de 50 cidades e a retenção das macas interfere no serviço das equipes de todos os municípios, não apenas Campina Grande. Os episódios chegam a durar minutos e até horas, inviabilizando o atendimento em outras ocorrências.
O Samu compreende que a situação decorre da demanda elevada de atendimentos de urgência e emergência na unidade hospitalar e da superlotação dos leitos de internação, o que representa um problema sistêmico. Entretanto, a coordenação do Samu Regional julga ser necessária uma solução a curto prazo, urgentemente, sob risco de que as solicitações de socorro médico, nas mais de 50 cidades, não sejam atendidas no tempo-resposta adequado, em função dessa circunstância.
Codecom.