O Hospital Municipal do Valentina Figueiredo, referência para tratamento de crianças em João Pessoa, está com 100% dos leitos de UTI ocupados. Dos 11 leitos de UTI destinados à internação infantil, pelo menos 10 estão ocupados por pacientes com síndromes respiratórias.
A informação sobre a lotação da unidade de saúde foi confirmada pela direção da unidade hospitalar à TV Cabo Branco, nesta quinta-feira (11). Conforme o hospital, 91% dos leitos de enfermaria também estão ocupados. Dos 61 leitos disponíveis, 56 estão com pacientes internados.
Em razão do alto número de internações de crianças por síndromes respiratórias, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deve disponibilizar, até esta sexta-feira (12), mais 10 leitos de UTI infantil, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
Até o momento, segundo dados da SES, 20 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria foram destinados a internação de crianças no Hospital de Trauma de João Pessoa e no Hospital Arlinda Marques, na capital.
Já no interior do estado, foram abertos 10 leitos no Hospital de Trauma de Campina Grande e outros seis no Hospital Regional de Patos. A secretaria prevê que mais leitos sejam ofertados para os pacientes infantis em unidades hospitalares das cidades de Cajazeiras e Sousa, no Sertão do estado.
A Secretaria de Saúde confirmou, nessa quarta-feira (10), 21 mortes por síndromes respiratórias (SRAG) na Paraíba, informando ainda que mais 98% dos leitos de UTI destinados para crianças estão ocupados em todo o território estadual.
Até esta quarta, foram registrados na Paraíba 186 casos de síndromes respiratórias, sendo 65 por influenza. Do total de casos, a maioria, 67, foi registrada em crianças menores de 1 ano; 55 em crianças de 1 a 4 anos; e 19 em crianças entre 5 e 9 anos.