• Sobre
  • Contato
17/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Justiça

MPPB fará lançamento do 2º ciclo dos projetos estratégicos a partir do dia 22

10 de maio de 2023
em Destaque2, Justiça
Tempo de leitura: 4 mins de leitura
A A
MPPB fará lançamento do 2º ciclo dos projetos estratégicos a partir do dia 22

O Ministério Público da Paraíba fará, entre os dias 22 e 29 de maio, o lançamento do 2º ciclo de projetos do Planejamento Estratégico 2022-2029. A 2ª microrregião do Estado será a primeira a iniciar essa nova etapa dos trabalhos, com a apresentação do projeto “Compreendendo o Sistema de Garantia de Direitos (SDG)”, voltado à área da criança e do adolescente. A iniciativa será lançada, na segunda-feira (22/05), às 14h, no auditório da Promotoria de Justiça de Guarabira.

Na terça-feira (23), o lançamento será feito na 1º microrregião, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, às 14h. Os membros da instituição que atuam nessa região poderão aderir ao projeto estratégico da área de defesa do patrimônio público intitulado “Contrato 100%”.

Na quarta-feira (24/05), será a vez do lançamento do projeto estratégico “Caça-fantasma II” (área criminal) para as promotorias de Justiça da 5ª microrregião. O evento será realizado às 14h na Promotoria de Justiça de Sousa, no Alto Sertão.

Na quinta-feira (25/05), será lançado o projeto estratégico “Proteja esse colo” (área de defesa da saúde), na Promotoria de Justiça de Patos para os membros que atuam na 4ª microrregião.

O lançamento do 2º ciclo será encerrado na segunda-feira (29/05), às 14h, no auditório da Promotoria de Justiça de Campina Grande, com a apresentação aos membros que atuam na 3ª microrregião do Estado do projeto “Educar para incluir”, voltado à área da cidadania.

O lançamento do 2º ciclo será promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB. O evento será aberto pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. Em seguida, a secretária de Planejamento e Gestão, a promotora de Justiça Cristiana Vasconcellos, fará uma exposição sobre o planejamento estratégico e os cinco projetos.

Planejamento estratégico

O Planejamento Estratégico 2022-2029 do MPPB começou a ser construído em 2021, a partir da adesão ao Planejamento Estratégico  Nacional  do  Ministério  Público  (PEN). Também foram realizadas consulta pública, entrevista com stakeholders e encontros regionais para a definição das diretrizes e construção das ações estratégicas.

Ao final desse processo, foram priorizadas 50 ações estratégicas para serem executadas durante os nove anos de vigência do planejamento estratégico e construídos seis projetos estratégicos para serem executados, a partir de setembro. Os projetos foram elaborados pelos centros de apoio operacional (CAO) de cada área e serão apresentados aos membros do MPPB que poderão aderir às iniciativas.

Além dos cinco projetos que serão apresentados nesse 2º momento, também está em implementação o projeto “Você de volta”, que foi lançado no 1º ciclo para todas as microrregiões ao mesmo tempo.

Calendário do lançamento do 2º ciclo de projetos estratégicos

22/05/2023 (segunda-feira) – 2ª microrregião – Auditório da Promotoria de Justiça de Guarabira, a partir das 14h – Projeto: Compreendendo o SGD

23/05/2023 (terça-feira) – 1ª microrregião – Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, a partir das 14h – Projeto: Contrato 100%

24/05/2023 (quarta-feira) – 5ª microrregião – Auditório da Promotoria de Justiça de Sousa, a partir das 14h – Projeto: Caça-fantasma II

25/05/2023 (quinta-feira) – 4ª microrregião – Auditório da Promotoria de Justiça de Patos, a partir das 14h – Projeto: Proteja esse colo

29/05/2023 (segunda-feira) – 3ª microrregião – Auditório da Promotoria de Justiça de Campina Grande, a partir das 14h – Projeto: Educar para incluir e Você de Volta.

Projetos estratégicos

Você de volta – O projeto tem como objetivo implementar Programa de Busca Ativa Escolar e Programa de Recuperação das Aprendizagens para reparação das perdas advindas pelo ensino não presencial na pandemia.

Proteja esse colo – O projeto visa fortalecer o combate e a prevenção do câncer de colo do útero na Paraíba, por meio da fiscalização quanto à existência dos insumos e equipamentos necessários para realização dos exames citológicos (“Papanicolau”), do fomento à busca ativa do público-alvo; da forma como os municípios monitoram os resultados dos exames; e do acompanhamento da cobertura vacinal do município contra o Papilomavírus Humano (HPV).

Educar para incluir – O projeto tem a finalidade fomentar a educação inclusiva, disseminando o direito de todos à educação e, em especial, das pessoas com deficiência, com a finalidade de garantir acesso, participação, permanência e aprendizagem na rede de ensino municipal.

Compreendendo o SGD – O projeto visa capacitar membros do Ministério Público da Paraíba relativamente aos principais órgãos da rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, com vistas a propiciar efetiva integração do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e consequente aprimoramento da defesa dos direitos infantojuvenis.

Caça-fantasma II – O projeto objetiva colaborar para o saneamento de irregularidades no que tange à existência de vínculos públicos desprovidos de contrapartida, promovendo o cumprimento da lei penal e aplacando a facilidade com que o dinheiro público tem destinação ímproba, remunerando particulares, sem contraprestação de serviço.

Contrato 100% – O projeto visa colocar em funcionamento (de forma concreta), nos Poderes Executivos municipais, o aparato mínimo estabelecido pela lei para a gestão e fiscalização dos seus contratos, acompanhada da execução de notórias boas práticas empregadas por outros órgãos públicos para incrementar a eficiência dessas atividades.

 

 

MPPB .

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

TCE-PB impõe débito de mais de R$ 33 mil à ex-secretária Livânia Farias

Próxima Matéria

Fundação PB Saúde divulga novos editais de convocação do concurso e do processo seletivo

Matérias Relacionadas

Moda e Cultura: Desfile do projeto “Campina Feita à Mão” acontece nesta terça-feira no Parque do Povo
Campina Grande

Moda e Cultura: Desfile do projeto “Campina Feita à Mão” acontece nesta terça-feira no Parque do Povo

16 de junho de 2025
Veneziano destaca apoio de 140 prefeitos para o Senado, mas pondera: “Nem todos podem declarar publicamente”
Política

Veneziano destaca apoio de 140 prefeitos para o Senado, mas pondera: “Nem todos podem declarar publicamente”

16 de junho de 2025
Em nota, PMJP confirma retorno de Cícero ao Brasil para esta terça
Política

Em nota, PMJP confirma retorno de Cícero ao Brasil para esta terça

16 de junho de 2025
Próxima Matéria
Hospital Metropolitano realiza cirurgia inédita para retirada de tumor raro em criança de 5 anos

Fundação PB Saúde divulga novos editais de convocação do concurso e do processo seletivo

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio