O deputado Michel Henrique instala nesta quarta-feira, dia 26 de abril, a Frente Parlamentar em defesa da saúde mental e pessoa neurodivergente. O ato de instalação acontece em uma Audiência Pública, às 14:30h e tem como objetivo debater a atenção às pessoas com transtorno de espectro autista e será realizada em conjunto com o deputado Bosco Carneiro.
O principal objetivo da Frente é constituir políticas públicas em defesa da Saúde Mental de pessoas com transtornos no Estado da Paraíba.
De acordo com o deputado Michel, o papel da frente é construir e consolidar uma agenda em favor da saúde mental e da pessoa neurodivergente em consonância com os segmentos sociais envolvidos com o tema de forma a democratizar cada vez mais o diálogo entre Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, Conselhos de Direitos, Associações, Organizações, Instituições e a sociedade civil organizada.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) existem mais de 300 Transtornos Mentais catalogados, no Brasil, os mais comuns são: Ansiedade, depressão, Burnout, Transtornos alimentares, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, esquizofrenia, Stress Pós-Traumáticos, Transtornos de personalidade, deficiência intelectual.
Ainda em números, De acordo com a OMS, uma a cada 160 crianças é autista no Brasil. Estima-se que dentro de 200 milhões de habitantes, existam cerca de 2 milhões de autistas, sendo mais de 37 mil só na Paraíba.
A Frente Parlamentar surge como um instrumento de representação e sua constituição acontece a partir de uma composição suprapartidária formada de integrantes do Poder Legislativo para debater e possivelmente propor ou apoiar o aprimoramento na legislação sobre determinado tema de interesse da sociedade.