Dilma Rousseff iniciou, nesta terça-feira (28), os trabalhos como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês), também conhecido como Banco do Brics, em Xangai, na China.
A petista foi confirmada na função na última sexta-feira (24), sendo uma indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O banco do Brics tem como países membros o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Dilma viajou à China para assumir a presidência da nova instituição, responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte do grupo.
Nesta terça, ela visitou a sede do banco, em Xangai, e participou da primeira reunião no cargo de presidente. Dilma Rousseff presidirá o NDB até julho de 2025.
A cerimônia oficial de posse de Dilma estava prevista para acontecer no final desta semana, mas, devido ao adiamento da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em decorrência de problemas de saúde, a solenidade foi cancelada.
O perfil oficial do NDB no Twitter divulgou as primeiras imagens de Dilma Rousseff na função de presidenta do banco, veja:
H.E. Mrs. Dilma Rousseff, the NDB newly elected President, has started her first day in office in the NDB Headquarters in Shanghai, China. pic.twitter.com/JOLblXhhzQ
— New Development Bank (@NDB_int) March 28, 2023